quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

► Verdadeiros Adoradores




Jo 4:23, 24
Nesses versículos podemos ver com muita clareza que Deus está à procura de Verdadeiros Adoradores, pessoas que o adorem em espírito e em verdade.
Se o texto fala de verdadeiros, sinal que existem os falsos.
Se Deus está procurando pessoas assim, com essa característica, preciso saber como ser um adorador.
É preciso saber que Deus não está à procura de adoração, porém, de adoradores.
A Bíblia diz que adoração é dada a Deus no céu permanentemente pelos seus anjos, e por isso, Deus não precisa de mais adoração, mas está à procura de adoradores.
Is 6:1-8
Podemos ver nesse texto que a atmosfera no céu é uma atmosfera de adoração a Deus constante e permanente e por isso Jesus disse a mulher samaritana que Deus procura na terra homens e mulheres que o adorem em espírito e em verdade.
1 - A adoração no Antigo e no Novo Testamento
A palavra usada no Antigo Testamento para adoração é a palavra hebraica – shachac = curvar-se, reverenciar, suplicar humildemente, cair com o rosto em terra.
Ex 34:8 “E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou.”
Sl 95:6 “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.”
2 Cr 7:3 “Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”
Já no Novo Testamento a palavra usada para adoração é palavra hebraica – proskuneo = conjunto de duas palavras gregas que traduzidas significam: ir e beijar.
Nessa tradução, o significado é de se ter um contato com Deus e uma aproximação maior, porém, não apenas reverenciá-lo, mas desejar beijá-lo, um desejo gerado no coração do adorador que ama a Deus.
Lc 7:36-48
Nesse texto vemos uma mulher que adorou a Jesus sem ao menos abrir sua boca; sua atitude e seu coração revelaram a Jesus uma verdadeira adoração isenta de petições.
Nessa tradução, a palavra sempre revela o adorador vindo a Deus não como um pedinte, como alguém que deseja receber algo de Deus, mas como alguém que ama, adora e admira o seu Deus.
2 - O homem foi criado para adorar a Deus
Ef 1:4-14
O homem foi criado para o louvor da Gloria de Deus, porém ele não é obrigado por Deus a adorá-lo, o homem por causa da sua essência, sempre irá procurar algo para adorar; sua escolha não é quando ou onde ele vai adorar, mas quem vai adorar. Na Bíblia Deus ordena sua adoração, ele não compartilhará sua adoração com outra coisa. Quando o diabo tentou Jesus no deserto, a resposta de Jesus foi:
Mt 4:10 “Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele servirás.”
O que seja que adoremos, terminaremos servindo.
Quanto mais adoramos alguém ou alguma coisa, maior será o nosso compromisso com ele; mais semelhantes ficaremos com aquilo que adoramos. 
Nossa natureza nos manda adorar alguma coisa.
No decorrer do tempo o homem tem adorado ídolos de madeira e gesso, desejos físicos, dinheiro, posses, lideres políticos e falsas religiões.
Toda falsa adoração é ditada e controlada por Satanás, então, quando adoramos errado estamos adorando a Satanás.
Mt 6:19-21,24
Todas as vezes que tiramos os nossos olhos das coisas de Deus passamos a adorar aquilo para o que não fomos chamados a adorar, ou seja, aquilo que possui valor efêmero e passageiro.
Fomos criados para adorar somente aquele que é digno de todo o nosso louvor, adoração e devoção.
3 - Adorar é servir
O serviço a Deus, motivado por amor a ele é adoração.
Mt 4:10b “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”  
Jo 21:15-17 – “ Pedro, Amas-me? ”
É impossível querer ser um adorador sem se interessar pela obra de Deus na terra, sem se interessar com aquilo pelo qual meu Senhor se interessa; quando amo a Deus desejo servi-lo
4 - Adorador é aquele que entrega algo de valor a Deus.
No texto que lemos da mulher que chorou aos pés de Jesus diz que ela lavou os pés de Jesus com suas lagrimas e também com ungüento:
Lc 7:38 “E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lagrimas, e enxugava-lhe com os cabelos de sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.”
Jo12: 1-3
Ap 4:10, 11
5 - Ser um adorador é fazer aquilo que agrada a Deus – sempre
Deus é onipresente; isso significa dizer que nada está oculto aos seus olhos, e por isso, nossas atitudes revelam a ele e não aos homens se somos ou não verdadeiros adoradores e se fazemos ou não aquilo que lhe agrada, mesmo quando não estamos sendo observados pelos homens.
Sempre que escolho fazer a vontade de Deus, estou adorando-o.
Jó 34:21 “Porque os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos.”
Tudo o que fazemos todos os caminhos que escolhemos trilhar, todas as nossas escolhas estão completamente expostas aos olhos de Deus, e cada uma delas revelará se somos ou não verdadeiros adoradores.
Sl 139:1-12
Aquilo que sua esposa (o) não vê aquilo que seu chefe não vê aquilo que seus pais não vêem, Deus vê, e assim saberá se você é ou não alguém que o adora a todo o momento.
6 - Adorar é muito mais que palavras
Is 29:13 “O Senhor disse: visto que esse povo se aproxima de mim e com sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste apenas em mandamentos de homens, em que foi instruído.”
Muitos podem cantar vir ao culto, participar de tudo aquilo que está acontecendo, freqüentar a igreja... mas sem ser um adorador; podem estar presentes, mas seus corações distantes de Deus.
Esse texto deixa claro que o povo vinha cultuar a Deus, eles se reuniam, eles falavam, eles cantavam, mas tudo não passava de algo mecânico e pior, sem a aprovação e aceitação de Deus.
Deus não estava recebendo nada do que eles estavam fazendo porque nada ali estava sendo feito por verdadeiros adoradores.
Conclusão
Deus quer o seu coração.
Deus deseja ser amado por você; sua adoração será o resultado de um verdadeiro amor a ele.
Deus deseja ser o seu Senhor e Deus e para que isso aconteça você deve entregar sua vida nas mãos dele e saber que somente ele pode mudar sua condição, ou seja, perdoar os seus pecados e fazer de você um verdadeiro adorador.
Entregue sua vida a ele, confesse Jesus Cristo como seu Senhor e Rei e então você fará parte daqueles que o adoram em espírito e em verdade.
Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário