terça-feira, 4 de outubro de 2011

Rico ou Próspero?


Pv 10:22 “A benção de Deus é que enriquece, e ele não acrescenta dores.”

Saber diferenciar o que é ser rico e o que é ser próspero à luz da palavra de Deus, ou seja, o que Deus fala sobre esse assunto em sua palavra, é indispensável para todo aquele que deseja uma vida abençoada por Deus, sem se corromper com o padrão mundano.
Muitos confundem o ser rico com o ser próspero.
Rico = que possui grande quantidade, fartura, abundância.
Próspero = favorável, que tem bom êxito, feliz, que se desenvolve bem, que tem riquezas.
A riqueza pode até ser conquistada sem a ajuda de Deus, porém, a prosperidade só é obtida com a benção de Deus.
Esse é um ensinamento vital para a moderna igreja de Cristo Jesus na terra, principalmente a igreja brasileira, devido à fase econômica em que o Brasil está vivendo, que tem proporcionado para muitos uma melhor condição de vida, um poder aquisitivo superior ao de outros governos, o que tem feito muitos perderem o foco daquilo que realmente interessa pra Deus, se corrompendo com os excessos, compras e aquisições...
A Bíblia diz que “Deus prospera aqueles que são seus”.
Quando não se entende isso, trabalha-se demais, perde-se muito tempo naquilo que é passageiro e efêmero, o que tem feito muitos se afastarem de Deus por não terem tempo...
Perde-se a alegria da Salvação
Busca-se a alegria em coisas terrenas e passageiras.
Onde está escrito, na Bíblia, que todos serão ricos?
Quando Deus garantiu riquezas e posses para o seu povo?
Nunca! Ele garante o sustento e a provisão (diária) para todo aquele que nele confia.
Isso significa dizer que nada faltará àqueles que dependem de Deus, àqueles que confiam em Deus, muito pelo contrário, os filhos de Deus sempre serão supridos em todas as áreas.
Não é pecado ser rico, pecado é o amor ao dinheiro, a busca constante e permanente por mais; alguns recebem de Deus o dom para serem ricos e então suprirem as necessidades de sua obra na terra.
Ec 5:19 “E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isso é dom de Deus.”
Existem exemplos na Bíblia que comprovam isso:
Gn 13:2 “E ia Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.”
Gn 24:35 “O Senhor abençoou muito o meu senhor, de maneira que foi engrandecido; e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos.” – Fala do servo de Abrão
Gn 26:12 “E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o Senhor o abençoava.”
Portanto, quando Deus deseja enriquecer alguém, ele simplesmente o faz; o ser humano não tem porque se preocupar com isso, ele deve trabalhar, procurar fazer sempre o seu melhor, e então, os propósitos de Deus o alcançarão.
Pv 13:7 “Há quem se faça rico, não tendo coisa nenhuma, e quem se faça pobre, tendo grande riqueza.”
Pv 11:28 “Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a rama.”
Pv 27:24a “Porque as riquezas não duram para sempre.”
Sabemos que é ruim passar o mês no vermelho... a grande maioria se alegra apenas no dia do pagamento...
Isso em muitos casos é fácil de ser resolvido com apenas um planejamento das despesas, uma redução dos gastos... tem gente que até é abençoada, mas gasta demais, e por isso vive no vermelho, assim como também, outros que com pouco, e um bom planejamento dos seus gastos, conseguem  viver bem.
Existem os chamados salários cebola, (você pega, olha e chora...), salário regime,(faz você comer menos), e o salário surfista, (sóooooo).
Brincadeiras a parte, sabemos que em muitos casos, existe sim uma necessidade de se melhorar as coisas, de melhorar o orçamento, e por isso, precisa-se trabalhar mais, isso é necessário, porém, dentro de um limite, sem se esquecer de que Deus prosperará o trabalho das nossas mãos.
 O que fará a diferença em sua vida será a benção de Deus sobre você, e não o excesso do seu trabalho.
1 Tm 6:9-12,17-19
Paulo deixa bem claro a Timóteo, o perigo que é para uma pessoa, desejar ser rica sem a benção de Deus e seu propósito, enriquecer com suas próprias forças, pois essa busca acabará afastando-a de Deus, fazendo-a perder a essência do evangelho, que é a alegria da salvação, da vida eterna em Cristo Jesus, impedindo-a de viver os planos de Deus pra sua vida.
Você não deve buscar ser rico, mas sim, ser abençoado por Deus.
Lc 12:15-21 – Rico insensato

O primeiro sinal de avareza na vida de alguém é quando esse tem dificuldade em ofertar a Deus.
Quando Deus abençoa uma pessoa, essa passa a sentir prazer em ofertar em sua obra, assim como também ajudar outros que estão precisando de ajuda.
Mt 19:16-24 – Jovem rico
Os bens desse jovem era o que ele tinha de maior valor, acima das coisas de Deus, ele até queria se aproximar de Jesus, mas seu coração estava contaminado com o materialismo.
Mt 6:19-21,24-34 – O tesouro no Céu
Jesus queria que os seus discípulos confiassem na provisão de Deus, e que eles não estivessem envolvidos com nada dessa terra; eles deveriam estar apenas servindo a Deus, anunciando o evangelho, e, em contrapartida, Deus cuidaria deles.
Ele fala de prioridades nesse texto.
Prioridade é aquilo que você entende ser o mais importante pra você.
O que é prioridade não se esquece porque a prioridade ocupa o melhor lugar em nosso coração, assim como também em nossas mentes.
Quando priorizo as coisas de Deus, posso descansar porque pela fé sei que todas as demais coisas estão no controle do meu Deus.

Fl 4:19 “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
Na linguagem de hoje:
Fl 4:19 “E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam.”
As riquezas acabam, enquanto que a Benção de Deus permanece, sobre aqueles que o colocam em primeiro lugar em suas vidas.
Busque a Benção de Deus sobre tudo o que você faz, priorize sempre as coisas do Senhor, e então você será bem sucedido em tudo o que fizer.
Deus te abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário