quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vigiai, pois, Jesus está voltando!!!


Mt 24:36-42

No Evangelho de Mateus, entre os capítulos 24 e 25, encontramos Jesus trazendo uma série de alertas aos seus discípulos sobre os sinais que antecederiam sua volta para que eles estivessem preparados para esse dia; ele fala sobre o principio das dores – 24:1-14, sobre a grande tribulação – 24:15-28, e depois então, sobre a sua vinda – 24:29-35, e, logo após, ele traz uma exortação, ou seja, um alerta à vigilância – 24:36-44, falando depois sobre os dois servos, as dez virgens, os talentos, encerrando o seu sermão falando sobre a vida eterna e o castigo eterno – 24:31-46.
Nessa palavra falaremos sobre a importância de estarmos atentos, vigilantes aos sinais que precederiam a volta de Jesus a terra; ele fala para “vigiarmos”, pois esse dia pegaria muito desatentos e distraídos com sua vinda.
Ele usa o exemplo do que aconteceu nos dias de Noé, onde as pessoas não perceberam o que estava acontecendo ao seu redor, quando Deus destruiu todo o ser vivente com o dilúvio por causa da corrupção que neles havia, pelo contrário, viviam normalmente sem perceber que algo estava acontecendo, “comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento....”
Para a Igreja de hoje não é difícil perceber que algo está acontecendo no mundo, pois temos visto vários sinais que confirmam a volta de Jesus.
Porém, gostaria de chamar sua atenção para algo que Jesus disse que aconteceria também antes da sua vinda,
V 12 “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará.”

Isso significa dizer que nos últimos dias, muitos estarão diferentes do inicio, não permanecendo mais como no dia em que conheceram a Jesus, desanimados, indiferentes, sem mais a mesma “pegada” do tempo do inicio de sua conversão.
Essa é com certeza uma palavra para a Igreja, pois se Jesus diz que haveria um esfriamento, podemos imaginar que ele estava falando dos seus seguidores, ou seja, daqueles que um dia foram apaixonados pela sua mensagem, mas que com o passar do tempo algo foi se perdendo porque se esfriaram e permitiram então que um sentimento de apostasia contaminasse seus corações.
Infelizmente podemos afirmar que muitos dentro das Igrejas estão assim.
Continuam dentro das Igrejas, continuam indo aos cultos, mas a paixão, o desejo do inicio já não existe mais, algo se perdeu ao longo do tempo e isso precisa ser resgatado imediatamente.
Essa é uma condição extremamente perigosa, pois não são nem aqueles que estão do lado de fora, ou seja, que não querem saber de Deus, e nem aqueles que são apaixonados por Deus, e que por isso são posicionados, se envolvem com a obra, participam, ajudam, se interessam...
São os chamados “mornos”.
Esses são os reprovados por Deus, esses são os que estão dentro das igrejas, “inchando-a”, mas que não estão nem um pouco interessados com aquilo que está acontecendo, são os indiferentes, são os que não se interessam por nada que Deus está fazendo, são os que não participam de nada, que não ajudam em nada, (alguns chegam até a atrapalhar), e pior são um perigo para as Igrejas porque influenciam outros, contaminando assim o corpo de Cristo.
Ap 3:14-19
O livro do Apocalipse é um registro de várias visões e revelações dadas por Deus ao apóstolo João para que este notificasse o povo de Deus sobre aquilo que iria acontecer, são profecias que revelam o que acontecerá nos últimos dias.
Dentro dessas revelações, Deus lhe mostra sete Igrejas, tendo cada Igreja uma característica que agradava ou não ao Senhor, e que essas seriam as Igrejas dos últimos dias.
Dentro do que estamos falando nessa palavra, ou seja, sobre o esfriamento espiritual, havia a Igreja de Laodicéia, que segundo estudiosos no assunto, teólogos, essa seria exatamente a Igreja que precederia o arrebatamento, ou seja, essas seriam as características da maioria das Igrejas no período pré – arrebatamento.
Quando ele fala da “mornidão” espiritual ele fala exatamente da frieza com que muitos estariam dentro das Igrejas nos últimos dias, o que confirma exatamente as palavras de Jesus sobre o esfriamento de muitos nos últimos dias, Mt 24:12.
Essa com certeza é uma informação que preocupa qualquer pessoa que ama a Deus e sua obra.
Pois isso significa que muitos, que hoje estão enchendo as Igrejas serão reprovados por Deus por serem “mornos”, por não serem mais tão apaixonados por Deus e por sua obra como o eram no inicio de suas caminhadas, portanto, Vigia irmão, Jesus está voltando e quando ele voltar, você não pode ser pego de surpresa.
A “mornidão” pode ser comparada ou identificada com:
- falta de amor pelos perdidos
- falta de interesse pela obra de Deus, (por aquilo que ele está fazendo).
- falta de posicionamento – pessoas em cima do muro.
- dureza de coração, falta de quebrantamento.
Com base nesse texto, podemos dizer que ou somos cristãos apaixonados por Deus, pela sua obra, e pelos perdidos, ou então melhor nos seria estarmos no mundo, decididos que não queríamos Deus; o meio termo é o pior lugar para se estar, porque ser morno significa dizer que seremos reprovados por Deus.
Essa Igreja, Laodicéia, era uma Igreja rica, que devido a sua boa condição financeira, havia um falso sentimento da ausência de necessidade de ajuda de Deus, ou seja, aparentemente eles não precisavam de Deus, pois pensavam que tinham tudo – V 17.
Isso acontece quando a condição do homem começa a mudar fazendo-o se esquecer do seu Deus, e de onde foi tirado.
Nunca se esqueça de onde Deus te tirou.
Nunca se esqueça de tudo o que ele já fez por você.
Porém, existe para nós, uma palavra de Deus que confirma o que temos vivido, assim como também aquilo que os nossos olhos têm visto acontecer em nosso meio.
Certa vez, algum tempo atrás, uma irmã, profetiza do Senhor, me disse que nossa Igreja era Filadélfia.
V 7-11
Essa também é considerada pelos estudiosos a Igreja dos últimos dias juntamente com a Laodicéia.
A igreja de Filadélfia possui da parte do Senhor, portas abertas, é aquela que guarda a palavra de Deus, que não nega o nome do seu Senhor, e que é amada por Deus.
A Igreja de Laodicéia possui como característica, a apostasia.
Já a Igreja de Filadélfia, é uma Igreja saudável, vibrante, alegre e cheia do Espírito de Deus.
Portanto irmão vigia, cuidado com o seu coração, cuidado com os seus sentimentos, Jesus está voltando, e por isso, você precisa se afastar de toda e qualquer contaminação com as coisas deste mundo, para que o seu amor pelo teu Senhor só aumente e não diminua, no nome de Jesus.
Deus te abençoe.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário