quinta-feira, 24 de novembro de 2011

“Amas-me?”

 
Jo 21:1-20
Durante todos esses anos temos aprendido a importância de servirmos a Deus; temos sido ensinados a fazermos a obra de Deus com excelência, com disposição e compromisso, sabemos da importância de não sermos apenas ouvintes, mas aqueles que encontram em suas agendas um espaço, um tempo para servir a Deus com seus dons e suas habilidades.
 
O que vemos acontecer hoje em nossos dias é exatamente isso, ou seja, os nossos olhos contemplam uma geração servindo a Deus, sendo levantada por ele para impactar toda uma Nação através da pregação de sua palavra.
 
Isso significa dizer que muitos, em nossos dias estão servindo a Deus, ajudando sua obra crescer nesses dias, apresentando Jesus Cristo como o filho de Deus que veio ao mundo para salvar o homem da condenação do pecado.
 
Por isso as igrejas estão crescendo e prosperando - resultado de muito trabalho que tem sido feito pelo povo de Deus.

Vale lembrar que quem dá o crescimento é Deus, porém, a obra de Deus tem sido feita por homens e mulheres que não medem esforços para que o nome de Jesus seja conhecido por todos os povos, línguas e nações.
 
1 Co 3:6-8 “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho.”
 
Nesse texto podemos ver duas coisas bem distintas:
 
O homem deve trabalhar pra Deus, e assim receberá o seu galardão, a sua recompensa, porém, quem dá o crescimento é Deus, para que o homem não se glorie em seu trabalho, para que a Gloria seja sempre de Deus.
 
Sendo assim, existe sim a necessidade do serviço, do trabalho, e quando o assunto é a obra de Deus, o homem deve se envolver, participar, para que o Reino de Deus na terra possa avançar e assim, alcançar os perdidos.

Só que é ai que o servo de Deus, ou seja, aquele que trabalha na obra de Deus, aquele que coloca a mão no arado corre sérios riscos:
 
Perder a essência desse serviço que é prestado a Deus, caindo assim num ativismo, em algo rotineiro e mecânico, movido por cobranças de lideres, relatórios e reuniões. 
 
Jesus não cobrava relatórios dos seus discípulos.
 
Jesus não fazia reuniões periódicas para então cobrá-los.
 
Jesus não dava “fumo” quando as coisas estavam erradas.
 
Jesus ensinava-os a amá-lo

O serviço seria o resultado desse amor
 
É um erro pensarmos que Jesus veio preparar pessoas para trabalharem pra ele, para fazerem aquilo que ele queria.
 
Jesus sempre, desde o inicio de seu ministério desejou estabelecer com seus discípulos um relacionamento intimo e verdadeiro, fundamentado no amor.
 
Jo 1:35-39 – “onde moras?”
 
Desde o inicio Jesus os levou pra sua casa, convidando-os para um relacionamento próximo e íntimo.
 
Casa fala de intimidade; quando alguém é amigo, esse alguém passa a desfrutar de sua intimidade; são as suas coisas que passam a ser compartilhadas com seu amigo por haver uma proximidade maior.
 
Era exatamente essa a vontade de Jesus, antes de criar servos, discípulos, ele queria criar amigos, pessoas íntimas e que o amavam.
 
Existem nos evangelhos alguns textos que mostram Jesus tendo um tempo de intimidade com seus discípulos; são textos que mostram que não eram apenas momentos junto à multidão, com pessoas buscando a cura ou a solução de seus problemas; Jesus se retirava em vários momentos para ficar a sós com seus discípulos e assim, poder conversar com eles.
 
No texto que lemos, por exemplo, podemos ver que Jesus após ter ressuscitado e aparecido já outras vezes aos seus discípulos, aparece agora novamente preparando a eles uma refeição, e tendo com esses um tempo de comunhão, pois até o que pescaram foi colocado na mesa para juntos, compartilharem o alimento, o que podemos ver eles fazendo no inicio da igreja primitiva, no capitulo 2 de Atos.
 
Perceba que isso é exatamente o que fazemos com nossos amigos, cada um leva um prato... um leva a bebida, outro o salgado, o outro a sobremesa...
 
Era esse tipo de relacionamento que havia entre Jesus e seus discípulos.
 
Tudo isso fica mais claro após o versículo 15:
 
V15 “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: sim Senhor, tu sabes que te amo.”
 
O texto continua e mais duas vezes Deus repete a mesma pergunta, e no final do versículo 17, Jesus diz:
 
V17 “... apascenta as minhas ovelhas.”
 
Esses versículos deixam claro que antes do serviço, antes do trabalho, eles deveriam amar a Jesus – o serviço seria conseqüência.
 
Primeiro amor – depois serviço

Há também nesse texto algo que me chama atenção, a atitude de João junto a Jesus em outro momento de comunhão de Jesus com seus discípulos:
 
V20 “Então Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor?”
 
Jo 13:21-25
 
Algumas traduções dizem:
 
V23 “conchegado a Jesus”
 
V23 “reclinado no seio de Jesus”
 
Conchego = agasalhar-se, muito próximo, abrigo, amparo, proteção.
 
Para entendermos melhor ainda a profundidade desse acontecimento, precisamos nos lembrar que João era um pescador, alguém rude, grosseiro, bruto, um trabalhador braçal.
 
Mt 4:18-22
 
Em nossos dias é difícil entendermos isso, a palavra diz que nos últimos dias o amor de muitos se esfriaria, mas também por causa da malicia que há em nossos dias, se alguém fizesse isso hoje, já seria visto como quem tivesse outras intenções.
 
Mas a questão é que João amava a Jesus, os discípulos também o amavam e por isso não mediram esforços para darem continuidade na obra de Deus após Jesus ter voltado aos céus.
 
Quando se ama, não se mede esforços.

O verdadeiro amor a Deus é o que impulsiona o homem a fazer aquilo que Deus deseja que seja feito.
 
Jesus sabia disso e por isso é que ensinava-os a lhe amarem.
 
Os discípulos não conseguiriam fazer o que teriam que fazer se não amassem a Jesus.
 
Jo 19:25,26 “E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí o teu filho.”
 
No momento mais difícil da vida de Jesus e da Mãe de Jesus, João estava presente, como um amigo, como alguém que o amava e que por isso não o deixaria sozinho, enquanto muitos, por medo, o haviam deixado.
 
João era um discípulo amado por Jesus porque ele sabia que João o amava.
 
Antes de servir a Deus, ame-o

Sl 116:1 “Amo ao Senhor, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.”
 
Sl 119:97 “Quanto amo a tua Lei! É a minha meditação todo o dia.”
 
Pv 8:17 “Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham.”
 
Mt 10:37 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.”
 
Mt 22:37,38 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.”
 
Jo 14:15-21
 
1 Co 2:9 “mas como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
 
Precisamos ensinar as pessoas a amarem a Deus e não apenas ensiná-las a servi-lo.

1 Co 8:3 “Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele.”
 
1 Jo 4:19 “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.”
 
Rm 8:28a “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”
 
João amava a Jesus, queria estar perto para poder deitar no peito de seu mestre.
 
Ele foi escolhido por Deus para receber a visão de tudo aquilo que viria 
acontecer no final dos tempos, o apocalipse, mas isso não era o mais importante e sim a visão que ele teve do próprio Jesus que se apresentou a ele como o Rei da Gloria.
 
Ap 1:9-18
 
Jesus se revelou àquele que o amava.
 
A tradução original de “amas-me” é AMAR 
 
DESINTERESSADAMENTE, ou seja, sem interesse algum.
 
Jesus queria que seus discípulos o amassem por aquilo que ele era e não por aquilo que ele podia fazer por eles.
 
Jesus deseja ser amado por você.
 
Jesus deseja se revelar a você.
 
Jesus deseja ser o seu melhor amigo.
 
Entregue sua vida a ele, creia que ele morreu na cruz em seu lugar, mas que está vivo e um dia voltará para buscar aqueles que são seus.
 
Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário