quinta-feira, 17 de novembro de 2011

“Sede fortes e corajosos...”


Dt 31:1-8
Esse texto revela uma das características mais importante e necessária na vida de alguém que crê e que serve a Deus – coragem.
Nele podemos ver o líder Moisés reunindo todo o povo de Israel para dar-lhes duas instruções importantes para toda a nação.
Primeiro ele anuncia que um novo líder assumiria, da parte de Deus, a liderança do povo, e depois, encoraja-os a prosseguirem rumo à promessa de Deus – Canaã.
Seria uma nova fase, um novo tempo em que toda a nação de Israel deveria continuar crendo em Deus e em sua fidelidade para com eles, assim como também seria um tempo em que a força e a coragem para continuar prosseguindo seriam indispensáveis a todos aqueles que desejassem continuar.
A palavra era tão importante que foi repetida também para o novo líder – Josué, diz o texto:
V7 “Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la.”
Para que tudo desse certo, ele, assim como todo o povo que com ele iria, teriam que ser fortes e corajosos; essa era a condição, esse seria o segredo do sucesso daquele povo.
Porém o texto continua, e Moisés diz a Josué que eles, em momento algum, estariam sozinhos...
V8 “O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.”
A coragem deve estar fundamentada no poder do Senhor
Moisés sabia o que era isso porque sua própria historia o revelava como alguém que temia a Deus e que por isso, não temia os homens, pois sabia que Deus era com ele, e por isso, confiava nele.
Foi corajoso ao enfrentar e matar o egípcio que espancava um hebreu – Ex 2:11-12; também ao defender as filhas de Reuel dos pastores – Ex 2:16-19; e também de enfrentar o Faraó através de uma ordem de Deus para livrar os hebreus do Egito – Ex 5:1-5.
Uma das características mais marcantes na vida de Moisés era a sua coragem, e isso era o que ele deveria passar ao povo e a Josué, seu sucessor.
Coragem = força ou energia moral que leva alguém a enfrentar perigos.

O povo de Israel enfrentaria, nessa nova etapa de suas vidas muitos perigos e por isso deveriam ser corajosos para não pararem frente às dificuldades, frente aos obstáculos que surgiriam, assim como Josué também.
Desde o inicio de seu chamado Josué ouviu essa palavra também do próprio Deus:
Js 1:9 “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”
O rei Davi também falou sobre isso em um de seus Salmos:
Sl 27:1-5
O profeta Miquéias também falou:
Mq 3:8 “Eu, porem, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado.”
Miquéias como um profeta do Senhor não tinha medo de declarar a toda uma nação o juízo de Deus como conseqüência de seus pecados.
Todo servo de Deus tem que ser corajoso.
Todo discípulo de Jesus tem que ser corajoso.
Paulo também disse:
Ef 6:20 “pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado(corajoso) para falar, como me cumpre fazê-lo.”
Por que, ou melhor, para quê ser corajoso?
Pra não desistir no meio do caminho, para enfrentar as etapas da vida, para não se assustar frente aos problemas.
Assim como este povo precisava de coragem para seguir em frente, você também precisará de coragem para continuar.
Muitos desistem no meio do processo
Porque temem o que está à sua frente, e se esquecem de quem está a sua frente!
Viu dificuldade à sua frente? Não pare, não desista, avance, prossiga, vá até o fim, continue, porque ele é contigo!!!
Não se assuste frente aos problemas, seja forte e corajoso para prosseguir porque Deus lhe assegura em sua palavra que nunca te deixará.
Hb 10:38-39
Retroceder tem a ver com desistir, com deixar de prosseguir, com recuar por covardia, que é o oposto da coragem.
É preciso ter coragem para:
- Tomar decisões, se posicionar, e ir até o fim com sua escolha.
- Fazer aquilo que Deus manda, independentemente das conseqüências.
- Dizer não ao pecado.
- Para praticar a palavra de Deus, ou seja, viver aquilo que está aprendendo.
- Para renunciar, para entregar o que Deus lhe pedir – Ex: os Discípulos de Jesus.
Tiveram coragem para largarem tudo, trabalho, família, amigos, para seguir a Jesus e fazerem a sua vontade, sem saber como seria; com certeza não foi nada fácil pra eles tomarem essa decisão, mas a tomaram.
- Coragem para enfrentar, no nome de Jesus, o diabo.
Mc 16:17 “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expelirão demônios; falarão novas línguas...”
Lc 10:17-19 – Pisar serpentes e escorpiões.
Muitos não se posicionam por terem medo do diabo, muitos fogem desse grau de compromisso por terem medo das conseqüências, como se o diabo pudesse tocar naqueles que são de Deus.
O diabo não pode tocar naqueles que são de Deus.
1 Jo 5:18 “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.
Portanto, amado irmão, sede forte e corajoso.
Avance, prossiga, persevere, continue, passe, supere os obstáculos, enfrente o que for preciso, porque lá na frente está a sua promessa, lá na frente está sua recompensa.
Fl 3:12-16 – prossigo para o alvo
O que tem lhe atemorizado?
O que tem te impedido de continuar?
Seja forte e corajoso porque não há nada que possa impedi-lo de viver tudo o que Deus tem pra realizar em sua vida.
Nada nessa vida pode impedir a sua conquista.
Creia na palavra de Deus, tenha coragem para fazer o que precisa ser feito, pois o Senhor é contigo.
V8 “O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas nem te atemorizes.”
Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário