quarta-feira, 16 de maio de 2012

“Entrai pela porta estreita...”




Mt 7:13, 14
Nossas vidas são marcadas pelas nossas escolhas.
A história da nossa vida é escrita por cada uma delas, ou seja, cada escolha que faço, cada decisão, cada passo dado, produz um resultado, seja ele bom ou ruim.
Portanto, se as minhas escolhas são tão importantes assim, preciso atentar mais a cada uma delas para que seus resultados possam ser os melhores possíveis.
Principalmente em nossos dias em que as opções são cada vez maiores; nossa geração é favorecida pela internet que trouxe consigo muita informação, muita coisa nova, trouxe-nos uma infinidade de caminhos que podemos escolher trilhar, cada um mais atrativo do que o outro, cada um aparentemente melhor do que o outro, e nesse contexto, somos nós que escolhemos o que queremos fazer com nossas vidas.
A Bíblia em toda a sua extensão sempre apresentou ao homem duas opções, duas escolhas, dois caminhos.
Os relatos nos mostram que todos aqueles que escolheram fazer a vontade de Deus, que buscaram em sua palavra a direção para suas vidas, foram bem sucedidos e prosperaram.
Dt 30:15-20
Esse texto deixa isso bem claro; Deus sempre apresentou ao homem duas opções, dois caminhos para que esse escolhesse o que bem lhe parecesse.
Deus sempre deixou o homem bem à vontade para fazer sua escolha.
Ele apresentava a sua palavra, revelava sua vontade, para que só então esse pudesse fazer a sua escolha.
Deus sempre dá inúmeras oportunidades ao homem.
No texto que lemos, Jesus estava fazendo exatamente isso, ele estava apresentando à multidão, (nesse trecho do sermão da montanha), dois caminhos, um largo, um espaçoso, fácil de entrar, mas também outro, estreito e difícil.
Eram duas opções, eram duas escolhas, eram dois caminhos que a multidão, ou seja, que aqueles que estavam ouvindo sua palavra teriam que escolher trilhar.
O primeiro representa o mundo e as suas facilidades.
Representa a maioria (V13 -... e são muitos os que entram por ela.), são aqueles que fazem porque a grande maioria também faz sem ao menos saber por que, são aqueles que são influenciados pela maioria, mas também são aqueles que não querem se esforçar, que não estão dispostos a terem que fazer algo novo.
O segundo representa a palavra de Deus e a sua direção para o homem.
É um caminho difícil, estreito, trilhado por poucos, mas que conduz à vida.
Um largo e espaçoso que leva à perdição e à morte, o outro, porém, à vida.
Esses são dias em que Deus está despertando o homem a essa mensagem; muitos nesses dias estão escolhendo o caminho do Senhor e deixando as facilidades, deixando o pecado.
Lc 13:22-30
Nesse texto Jesus faz uso de uma palavra que expressa a necessidade dessa escolha:
Porfiai = insistir, teimar, lutar por.
Jesus restava dizendo: “insistam, lutem para entrar por essa porta.”
Algo chama a atenção nesse texto:
V25 “Quando o pai de família se levantar e fechar a porta...”
Isso significa dizer que haverá um momento em que todas essas oportunidades que Deus tem dado ao homem de escolher os seus caminhos irão acabar e depois será tarde.
Aqueles que não escolherem a porta estreita ficarão de fora, ou seja, distantes de Deus por toda a eternidade porque escolheram outro caminho, e esse, distante dele e de sua palavra.
 Jo 10:9, 10Eu sou a porta; se alguém entrar por mim salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem se não a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.”
Jesus é o único que pode lhe dar vida e essa, abundante.
Faça a escolha certa, creia na palavra de Deus e tenha Jesus Cristo como o seu único e suficiente Senhor e Salvador.
Deus te abençoe.
Pr. Junior

Um comentário: