sexta-feira, 20 de abril de 2012

Andando por Fé e não por vista...



2 Co 5:7 “Porque andamos por fé e não por vista.”
2 Co 4:18 “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”
O homem é chamado por Deus para caminhar por Fé.
O que mais fundamenta essa informação é a sua maior demonstração de amor pela sua criação – o homem:
Jo 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal forma que deu o seu único filho para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.”
O livro de Hebreus, em seu capitulo 11, traz em toda sua extensão, todas as informações sobre fé, e deixa bem claro também, que sem fé é impossível agradar a Deus, ou seja, a falta de fé impede seu agir em nossa vida.
Mt 13:58 “E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.”
Isso significa dizer que, é preciso crer em Deus, em sua palavra, em sua vontade para a vida do homem; somente assim, pode-se ver seu agir.
Viver por Fé é um desafio; foi exatamente assim que Paulo ensinou a Igreja de Corinto, era como que se ele estivesse dizendo:
“Vocês vão viver baseados naquilo que vocês estão vendo, ou viverão baseados, pela fé no sobrenatural de Deus?”
Ele instrui a Igreja a não atentar para o que eles estavam vendo.
Isso não significa que eles deveriam “ignorar” os acontecimentos, muito menos seus problemas, eles deveriam continuar olhando para Jesus e para sua mensagem, atentando dessa forma para o sobrenatural de Deus, assim não desfaleceriam.
Mas o que será que eles poderiam estar vendo?
Perseguições? Traições? Falta de amor? Competição? Inveja? Dificuldades das mais variadas possíveis? Portas fechadas? Enfermidades...
Paulo orienta a Igreja a não observar nada disso, mas sim, crer no sobrenatural de Deus, e assim, caminharem...ou seja, sem se preocuparem com o que estavam vendo, mas atentarem para algo eterno e não passageiro.
Jesus falando a um de seus discípulos orientou:
Jo 20:29 “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem aventurados os que não viram e creram.”
Portanto, aquele que só consegue viver ou se mover no natural é infeliz, pois não consegue enxergar o agir de Deus em sua vida.
É preciso crer em Deus e em sua palavra, ou seja, crer que sua palavra é suficientemente capaz de conduzir o homem a uma vida feliz e abençoada, repleta de paz e de alegria.
Deus sempre anuncia, revela ao homem o que ele irá fazer, basta apenas o homem crer.
Exemplos:
Abraão
Gn 12:1 “Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”
Note que Deus estava falando no futuro...
É preciso entender algo aqui: se Deus está dizendo que sua vida será transformada, ela será; se Deus está dizendo que você irá prosperar, você irá prosperar; se Deus está dizendo que você será curado, você será curado; mesmo que as circunstancias não lhe mostrem nada disso, mesmo que nada pareça estar a seu favor, se Deus está dizendo que fará, ele o fará.
Isso é andar por fé.
Abraão simplesmente creu na palavra de Deus e então obedeceu a Deus.
Hb 11:8 “Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança, e saiu, sem saber para onde iria.”
Isso é andar por fé e não por vista; quando você aprende a andar por fé, Deus nunca lhe deixa na mão.
Noé
Gn 6:22 “Assim fez Noé, conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.”
Pare pra pensar: até o exato momento não havia chovido sobre a terra; as pessoas nunca haviam visto chover, cair água sobre a terra; imagine o quanto Noé não foi questionado, ridicularizado, desprezado...
Hb 11:7 “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.”
Porem, diz o texto que ele fez (por fé) tudo o que Deus lhe havia pedido.
Isso acontece com agente também; queremos fazer a vontade de Deus, recebemos sua orientação pra nossa vida, mas infelizmente muitas vezes cedemos às opiniões das pessoas, de amigos e parentes e então deixamos de receber sua benção porque preferimos agradar pessoas em vez de agradar a Deus, preferimos andar por vista e não por fé.
Se Noé tivesse escolhido viver no natural, ele e toda sua família também teriam morrido no dilúvio.
Noé fez exatamente o que Deus havia lhe pedido, mesmo não vendo sinal nenhum de chuva...e detalhe, ele permaneceu crendo e trabalhando durante todos aqueles anos enquanto não chovia.
O que você está vendo?
Quais estão sendo os obstáculos que estão lhe impedindo de andar por fé?
Um problema financeiro? Uma doença? Uma crise conjugal?
Deus tem poder para transformar e restaurar todas as coisas.
Deus tem a solução para o seu problema, apenas creia em sua palavra, entregue a sua vida aos seus cuidados, para que você possa se alegrar com o seu agir em sua vida.
Sl 37:5,6 “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio dia.”  
Ande por fé e não por vista.
Mesmo que nada pareça estar favorável, mesmo que porta alguma esteja se abrindo, vale à pena confiar em Deus e esperar o seu agir.
Creia, Deus tem uma vida de vitoria pra você.
Deus te abençoe,
Pr. Jr.

Um comentário: