quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Vale de Ossos Secos



Ez 37:1-12
O Profeta Ezequiel foi levantado por Deus ainda muito jovem, e, em meio ao povo exilado na Babilônia, Cap.1:1, ou seja, ele não foi alguém enviado de fora, mas alguém levantado por Deus em meio a um terrível período de cativeiro sofrido por todo o povo de Israel.
Percebe-se, primeiro, que ele era um jovem que mesmo cativo, exilado, escolheu não se contaminar como os demais, que estavam naquela condição exatamente porque haviam desobedecido a Deus, e também porque haviam se contaminado com o culto a outros deuses, o que fez com que a Glória de Deus se fosse, e a presença de Deus já não podia mais ser sentida.
Ez 5:5-11
Nesses versículos ficam bem claros os erros que estavam sendo cometidos por toda a nação de Israel, ou seja, desprezo às leis de Deus, afastamento de seus estatutos, e a idolatria introduzida dentro do santuário de Deus.
Era nesse cenário que Ezequiel deveria profetizar, e revelar ao povo a palavra de Deus, assim como também todo o seu descontentamento.
No texto que lemos, Cap.37, Ezequiel tem uma visão; ele é levado em espírito a um vale cheio de ossos secos, sequíssimos, mui numerosos, e o próprio Deus lhe fez uma pergunta:
V 3 “...poderão viver esses ossos ? ”
Podemos afirmar que a visão não era das melhores, afinal, o profeta estava sendo apresentado à um vale cheio, repleto de ossos, o que obviamente representava a morte, ou seja, a ausência de vida naquele lugar ...
O que mais assusta nesse texto é sua revelação, quando Deus diz ao profeta que aqueles ossos sequíssimos, sem vida alguma, mortos, talvez até cheirando mal, eram o seu povo, a Nação de Israel, ou seja, a condição espiritual em que o seu povo se encontrava.
Essa revelação também assusta qualquer pessoa que ama a Deus e que sabe que isso pode sim acontecer àquele que resolvem se afastar de Deus, de sua palavra, e princípios ...
Todas as vezes em que o homem escolhe, decide fazer aquilo que pela palavra de Deus é reprovado, ele vai aos poucos, apagando a ação do Espírito Santo em sua vida, a ponto de ficar seco, ou seja, sem a presença de Deus, assim como estavam aqueles ossos, sequíssimos.
Jr 8:4-6Apostasia = voltar atrás, desertar, infidelidade, voltar a uma antiga posição.
Há, infelizmente, muitos cristãos cuja vida cristã definhou, dos quais o esplendor desapareceu, por causa da desobediência.
Podemos estar envolvidos com as coisas de Deus, e “secos”, sem sentirmos sua presença, sem ouvirmos a sua voz.
Porém, por pior que o cenário pudesse ser, não era um cenário de condenação, e sim de restauração.
Restauração da vida com Deus, da presença de Deus em meio ao seu povo.
Como isso seria possível ???
Primeiro Passo –  v 4 ouvi a palavra do Senhor ”
Hb 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”
A palavra de Deus produz VIDA !!!
A palavra de Deus possui poder suficiente para transformar a vida de qualquer ser humano, de qualquer pessoa que por ela seja instruído e orientado.
Sempre que o homem se submete à palavra de Deus, VIDA é gerada dentro dele.
O primeiro passo para a restauração do povo de Deus era ouvir a palavra de Deus.
A palavra de Deus traria a esse povo, vida, restauração, assim como também direção.
Não despreze a palavra de Deus, pois ela é  Sl 119:105 “lâmpada para os seus pés, e luz para o seu caminho”.
Sl 119:9 “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a sua palavra.”
O texto continua ...
Segundo Passo -  V 4 “...profetiza sobre esses ossos ...”
Não despreze a voz profética
Infelizmente hoje há muitos que negligenciam aquilo que tem sido profetizado (por homens e mulheres de Deus).
Deus fez, faz, e sempre fará uso de profetas para revelar sua palavra na terra, por isso, creia em profecias.
1 Co 12:28 “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas.”
At 2:17 “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas PROFETIZARÃO, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos.”
At 19:6 “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e PROFETIZAVAM.”
1 Co 13:9 “porque em parte conhecemos e, em parte profetizamos.”
Deus faz uso de profeta – portanto, valorize-os.
Mt 10:41 “Quem recebe um profeta na qualidade de profeta receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.”
Mas também não vai sair por aí pensando que todo mundo é profeta;  existe, como em todos os lugares, os falsos profetas, e por isso você precisa vigiar.  
Mt 24:24 “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”
Continuando ...
Terceiro Passo -  Após ouvir a palavra de Deus, e após profetizar, faltava ainda o Espírito ...pois ainda eram apenas corpos.
V 9 “E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Jeová: Vem dos quatro ventos ó espírito, e assopra sobre estes mortos para que vivam.”
Quando o profeta obedeceu a voz de Deus, ele começou a profetizar ao Espírito, e, então, algo começou a acontecer, um grande e poderoso exército se formou.
Aqueles que antes estavam secos, mortos, agora, estavam vivos, de pé, e formando um poderoso e numeroso, exército do Deus vivo.
Isso é o que Deus deseja fazer com o seu povo, com sua igreja, levantar um grande e poderoso exército na terra, para marchar contra toda e qualquer obra das trevas.
Seja cheio do Espírito do Deus vivo, e então, faça parte desse exército que está sendo levantado por Deus nessa geração, para impactar toda a Nação brasileira, e os confins da terra.
Deus te abençoe.

Um comentário:

  1. Fala DEUS
    essa mensagem tocou.
    glória a DEUS por sua Vida Pastor
    que o Senhor use-o sempre como instrumento poderoso, pra pronunciar o desejo do Senhor, que é reunir seu povo que esta morto...
    AMÈM

    ResponderExcluir