quinta-feira, 15 de setembro de 2011

“Obediência quero...”



1 Sm 15:22 “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”

Como Pai de duas crianças pequenas, tenho percebido a dificuldade que é fazê-los me obedecer; na grande maioria das vezes, senão em todas, é necessário falar duas, três vezes, para então, conseguir que me obedeçam; esse é com certeza um processo difícil e cansativo enfrentado por todos os pais.

Então, nesse processo Deus começou a me mostrar o quanto ele também sempre teve dificuldade com isso, ou seja, que seus mandamentos fossem aceitos pelo homem, e o quanto eles tem sido desprezados pelo ser humano; a dificuldade que o homem encontra em obedecer a Deus e sua palavra tem sido cada vez maior, e por isso, Deus fará algo, assim como o fez em vários momentos da história de seu povo, para se fazer ouvido.

A desobediência a Deus e à sua palavra, não apenas traz conseqüências ao homem, como também, o afasta de Deus.
No texto que lemos, vemos o profeta Samuel exortando o Rei Saul por ele ter desobedecido a uma ordem de Deus; a ordem era:

V 3 “Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até a mulher, desde os meninos até os de peito, desde os bois até as ovelhas e desde os camelos até aos jumentos.”

Saul então escolheu fazer aquilo que lhe era mais conveniente, e, em vez de fazer o que Deus havia dito, escolheu fazer o que aos seus olhos era melhor, e, portanto, não obedeceu à palavra de Deus, antes, fez o que pensou ser o melhor a se fazer.

V 8,9 “E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu a fio de espada. E Saul e o povo perdoaram a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e às da segunda sorte, e aos cordeiros, e ao melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda coisa vil e desprezível destruíram totalmente.”

Saul fez o que muitos fazem, ou seja, quando algo os interessa, quando o assunto é algo que se deseja, escolhem então, desprezar a palavra de Deus, deixá-la de lado, para então fazerem aquilo que lhes é agradável e prazeroso; perceba que tudo aquilo que era desprezível (sem valor) foi destruído, mas aquilo que interessava a Saul, ele poupou.

Se Deus lhe der uma ordem, ainda que seja sobre algo que você vê como prazeroso e agradável, escolha obedecer a Deus.

E como não podia ser diferente, a conseqüência de sua desobediência veio; Saul foi rejeitado por Deus para continuar sendo rei sobre Israel; isso significa dizer que ele perdeu tudo porque desobedeceu a uma ordem de Deus.

Samuel fala nesse texto, sobre sacrifício porque Saul usou isso pra justificar sua desobediência à ordem de Deus; o sacrifício era naquela época um ritual que demonstrava a comunhão entre o homem e Deus, mas se o coração da pessoa não estivesse verdadeiramente arrependido, ou se ela não amasse o Senhor de verdade, o sacrifício seria uma cerimônia vazia, não aceita por Deus, e, portanto, desprovida de sua presença.

A obediência a Deus é a melhor forma de adoração.

Todas as vezes que o homem escolhe obedecer a Deus, ele está automaticamente dizendo que o ama, pois uma verdadeira devoção a Deus só pode ser gerada por um sentimento verdadeiro de amor a ele.

A obediência a Deus é gerada pelo verdadeiro amor a ele.

Deus não está preocupado com aquilo que você faz pra ele, muito menos com aquilo que você entrega a ele, mas sim, com o teu coração no altar dele, disposto a lhe obedecer acima de qualquer coisa.

Mq 6:6-8

Deus não quer sua oferta, seu sacrifício, ele quer sua obediência.

Não que a oferta não seja importante, mas é preciso entender que ela perde completamente o seu valor quando não se obedece a Deus.

A oferta só é aceita por Deus, quando está sendo entregue num contexto que expressa amor, obediência e temor a ele.

Is 1:11, 12 “De que me serve a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais nédios; e não folgo com o sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu isso de vossas mãos, que viésseis pisar os meus átrios?

Todas as vezes que o povo vinha para oferecer a Deus, para sacrificar a Deus fora de um contexto de obediência, eles não recebiam a aprovação dele, pois o que Deus queria do seu povo, não eram os seus sacrifícios nem as suas ofertas, mas sim, o temor que lhe era devido.

Deus deseja ser obedecido.

Ec 12:13 “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.”

Dt 28:1 “E será que se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.

A benção está diretamente ligada à obediência a Deus.
Pv 13:13 “O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.

A obediência a Deus é gerada pelo verdadeiro amor a ele.

Mc 12:28-34  /  Jo 14:15, 21-24  /  1 Jo 5:1-3

A desobediência a Deus é algo tão sério que fez com que o erro de Adão caísse sobre todos os homens, e a sua conseqüência sofremos até o dia de hoje.

Rm 5:19 “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.”

Sabe por que o homem tem dificuldade em obedecer a Deus?

Porque essa é a sua natureza, uma natureza pecaminosa, gerada lá no Éden, através de Adão e Eva, mas essa natureza pode ser mudada através do perdão de Deus que enviou o seu filho, Jesus Cristo, que não veio ao mundo para condená-lo, mas sim, para salvar aquilo que se havia perdido.

Jo 3:17 “Porque Deus enviou o seu filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

Jesus veio salvar, e não condenar os homens pelos seus pecados.

Quando o homem crê em Jesus, sua natureza pecaminosa é perdoada, seus pecados apagados, e então, com sua vida limpa diante dele, ele pode obedecer a Deus, amando-o e sendo guiado por sua palavra.

Nosso maior exemplo de Obediência a Deus – Jesus



Fl 2:5-11 – Obediente até a morte.

Jesus deve ser o nosso maior exemplo de obediência a Deus.

Mesmo sendo o filho de Deus, por amor, ele obedeceu a Deus durante todo o processo da cruz, que envolvia muita dor, humilhação e desprezo para que a palavra de Deus se cumprisse.

Entregue sua vida a Deus, creia em Jesus, seja perdoado de todos os seus pecados, e então você encontrará prazer em obedecê-lo.

Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário