sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

► “... e não consultaram ao Senhor.”



 Js 9:1-27
Um dos maiores erros que podemos cometer é o de tomarmos decisões sem antes consultarmos a Deus.
Infelizmente os resultados mostram que isso é muito mais comum do que se parece.
É comum vermos pessoas colhendo conseqüências de escolhas erradas exatamente por esse motivo, por não consultar a Deus antes de as fazerem.
Todas as vezes que deixo de consultar a Deus sofrerei as conseqüências.
Nesse texto aprendemos sobre a importância de consultarmos a Deus em todos os momentos da nossa vida; cada escolha, cada decisão precisa estar respaldada pela palavra de Deus, pelos seus conselhos e ensinamentos, para que tudo o que fizermos seja bem sucedido.


Leia toda a palavra, clique em Mais Informações.


Sl 1:1,2 “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como árvore plantada junto a ribeiro de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.”

Js 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo o que nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.”
Esse texto mostra um período em que Josué estava vindo de uma sequência de vitórias contra seus inimigos, tirando é claro, a derrota contra os moradores de Ai, por haver pecado escondido entre o povo; era como que se ele já estivesse se acostumando em ter êxito em tudo o que fazia, era como que se ele não precisasse mais pedir a direção de Deus, como que se ele não precisasse mais consultar a Deus.
Esse é um grande erro que muitos cometem - quando tudo está indo bem se esquecem de Deus.
Porém, conhecendo a história de Josué, pode-se perceber que ele era um homem temente a Deus, alguém que se importava em fazer a vontade do seu Deus, alguém que sempre consultava o seu Deus antes de tomar suas decisões, mas que em um deslize, esquecendo-se de assim o fazer, fez aliança com seus inimigos que o enganaram mentindo pra ele. 
Logo no inicio dessa historia podemos ver os inimigos de Israel se ajuntando, unindo suas forças para guerrearem contra os israelitas tentando impedir seu avanço contínuo contra os povos locais.
Os gibeonitas, moradores das proximidades de Ai, Cidade recém conquistada por Israel, em vez de tentarem guerrear contra Josué e seu povo, fingiram ser pessoas que vinham de cidades distantes para fazerem aliança com eles – V6-9 inventaram uma história, e sem consultar a Deus, Josué fez aliança com seus inimigos que deveriam, por uma ordem de Deus, ser mortos para que não houvesse contaminação entre o povo escolhido de Deus.
V 14 “Então, aqueles homens israelitas tomaram da sua provisão e não pediram conselho à boca do Senhor.”
Esse foi o grande erro cometido por Josué e os que com ele estavam.
Esse tem sido o erro de muitos nesses dias que se esquecem de Deus, vivem um momento de aparente descanso, isento de problemas e dificuldades, e se esquecem de quanto estão vulneráveis aos ataques do inimigo.
Mt 26:41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade o espírito está pronto mas a carne é fraca.”
1 Pe 5:8 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”
É necessário vigiarmos, é necessário estarmos atentos, porque temos um inimigo, que tenta a todo o momento nos enganar; para que isso não aconteça precisamos sempre consultar o nosso Deus antes de tomarmos qualquer decisão porque sabemos que ele sempre terá o melhor a nos oferecer.
Sempre que você escolher consultar a Deus antes de suas escolhas, você terá sucesso, porque ele te dará a direção da melhor escolha.
Outros textos também podem nos ensinar sobre a importância de sempre consultarmos o nosso Deus.
Jz 1:1,2 “E sucedeu, depois da morte de Josué, que os filhos de Israel perguntaram ao Senhor, dizendo: Quem dentre nós primeiro subirá aos cananeus, para pelejar contra eles? E disse o Senhor: Judá subirá; eis que lhe dei esta terra na sua mão.”
1 Sm 23:10-13
2 Sm 2:1 “E sucedeu, depois disso, que Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? E disse-lhe o Senhor: Sobe. E disse Davi: Para onde subirei? E disse: Para Hebrom.”
2 Sm 5:19 “E Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o Senhor a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos.”
A vitória contra seus inimigos já estava garantida, Davi consultou a Deus e recebeu da boca do Senhor a garantia de que tudo seria ao seu favor.
Antes de escolher com quem vou namorar, devo consultar a Deus.
Antes de fazer negócios devo consultar a Deus.
Antes de tomar minhas decisões e de fazer minhas escolhas, devo consultar a Deus.
Deus sempre terá o melhor para aqueles que nele esperam.
Jr 29:11-14
Deus, somente ele, pode mudar a condição daquele que está aflito e à procura de socorro.
 Deus fala através de sua palavra.
Deus fala através de louvores que são oferecidos a ele.
Deus responde à oração sincera e carente da sua graça.
Consulte ao Senhor, busque sua direção para todas as áreas de sua vida, e então você terá êxito em todos os seus feitos.
Deus te abençoe.

Um comentário:

  1. Amei aprender com vocês obrigada DEUS por me conceder essa graça que nosso JESUS CRISTO continue derramando graça sobre sua vida e sobre sua familia

    ResponderExcluir