segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

► “Lançai as vossas redes para pescar”


Lc 5:1-11
A Igreja tem uma missão.
Sua missão vai muito além de simplesmente influenciar a sociedade em que vive com seu estilo de vida, a Igreja tem o dever de transformar e ensinar as pessoas através da palavra de Deus.
A Igreja tem o dever de impactar todas as áreas e níveis da sociedade.
Essa conversa de que só pobre e falido precisa da Igreja, de que só viciado precisa ser alcançado é mentira; todas as esferas, todos os níveis sociais precisam ser alcançados pela Igreja através da viva e eficaz palavra de Deus, porque os ricos, os da classe média e alta também são carentes da graça e do favor de Deus.


Leia toda a palavra, clique em Mais Informações.


 - 1 Tm 6:17 “Manda os ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.”
Paulo orienta Timóteo a levar essa palavra aos pobres? Não, aos ricos, que também precisavam ser alcançados.
Tg 5:1 “Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.”
Ap 3:17 “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e não tenho falta de nada, (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu).”
Todas as esferas, todos os níveis da sociedade devem ser alcançados pela palavra de Deus através da Igreja de Cristo Jesus na terra; todos precisam ser alcançados, todos precisam receber as boas novas do Reino de Deus.  
Esses são dias em que Deus está ordenando sua Igreja a “Lançar as redes para pescar”.
Sem sombra de dúvida vivemos os últimos dias desta terra; por isso a Igreja viverá experiência nunca antes vivida em sua história, o povo de Deus vai impactar toda a sociedade moderna com a pregação e ensino da palavra de Deus.
Mt 4:19 “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”
Deus está mandando a sua Igreja se preparar para pescar.
No texto base desta palavra podemos aprender como isso acontecerá, ou seja, quais eram as características daquela época que podem ser comparadas às de hoje, às de nossos dias.
1V1havia uma multidão sedenta da palavra de Deus.
Nossos dias não são diferentes; as pessoas continuam sedentas da palavra de Deus.
Muitos estão à procura da verdade, (que é a palavra de Deus), no espiritismo, no esoterismo, no ocultismo, no candomblé, na macumba, nas seitas...
Porém, a Igreja conhece a verdade, e essa precisa ser anunciada para que haja transformação a toda a nação.
Jo 8:32 “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”
Jo 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a VERDADE, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”
2 – V2estavam lavando as redes após uma pescaria sem sucesso.
Jesus percebe o que estava acontecendo, diz o texto que Jesus viu os barcos, viu os pescadores e que esses estavam frustrados, desanimados, cansados por haverem trabalhado a noite toda sem terem tido nenhum resultado.
Eles não tiveram êxito porque estavam fazendo da maneira deles.
Eles não estavam conseguindo os resultados porque precisavam aprender como pescar com aquele que criou o céu, o mar os luminares, os peixes...
Pouco sei sobre pescaria, mas já ouvi dizerem que a temperatura, o barulho, a lua, o sol, influenciam na pesca; para que se tenha êxito numa pescaria é preciso observar vários fatores na natureza.
A sorte daqueles homens estava para mudar e eles nem imaginavam o que poderia acontecer; o criador dos céus e da terra estava ali, no barco deles, para ajudá-los e ensiná-los a pescar.
A Igreja receberá novas estratégias de Deus para sair à pesca e lançar suas redes.
Novos métodos, novas estratégias, novas direções serão entregues à Igreja de Cristo Jesus nesses dias.
3 – V3Jesus estava no barco.
Eles não estavam mais sozinhos, agora, Jesus estava presente, Jesus estava no barco.
A Presença de Deus fará toda a diferença nesse processo.
A Igreja não terá êxito se aquele que os comissionou não estiver presente; essa obra não é de homens, essa obra é de Deus.
Ex 33:14, 15 “Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. Então disse-lhe: Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui.”
Moisés sabia que mais do que a promessa, mais do que o avanço, a presença de Deus era vital e indispensável.
Sl 16:11 “Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delicias perpetuamente.”
A Presença de Jesus fará toda a diferença nesse processo.
4 – V3 – Jesus ensinava a multidão 
Jesus em seu ministério não apenas fazia sinais, prodígios, curas e maravilhas, ele ensinava ao povo a palavra de Deus.
Mt 4:23 “E percorria Jesus toda a Galiléia, ENSINANDO nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”
Perceba a ordem: primeiro o ensino da palavra, depois as curas.
Mt 13:54 “E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam e diziam: Donde veio a este a sabedoria e estas maravilhas?”
Mt 5-7 – Sermão da montanha.
Mt 5:1, 2 “Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; e, abrindo a boca, os ENSINAVA, dizendo...
O final deste sermão mostra a maneira e a ordem com que Jesus fazia as coisas:
Mt 8:1, 2a “E, descendo ele do monte, segui-o uma grande multidão. E eis que veio um leproso...
Depois de ensinar a palavra Jesus curava e realizava prodígios.
Mc 4:1 “E outra vez começou a ENSINAR junto ao mar, e ajuntou-se a ele grande multidão; de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar.”
Mc 14:49a “Todos os dias estava convosco ENSINANDO no templo...
É papel da Igreja, ensinar a palavra de Deus às pessoas.
Dentro e fora, ou seja, os ministérios internos também precisam aprender e ensinar a palavra a lideres, diáconos e obreiros; pessoas que conheçam os ensinamentos da palavra para que assim possam ministrar e ensinar a outros.
2 Tm 2:15 “Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
Se você deseja participar desse mover, comesse aprendendo a palavra de Deus para que você possa ser alguém qualificado para ensiná-la a outras vidas que chegarão.
5 – V4 – “faze-te ao mar alto”
Jesus estava querendo levar aqueles homens às águas profundas.
Jesus queria que eles saíssem da “beira” do raso, do comum e fossem às águas mais profundas.
Jesus queria revelar àqueles pescadores coisas grandes e novas.
Deus levará a sua Igreja a experiências grandiosas, a experiências mais profundas.
Ez 47:1-6 – águas profundas
6 V6o resultado veio.
V6 “E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompiam-se-lhes a rede.”

Sempre que a palavra de Deus é seguida, sempre que seu povo obedece a sua direção, os resultados aparecem.
Porem a historia não para aí, podemos aprender mais com esse acontecimento.
7V7eles tinham amigos, companheiros.
A obra de Deus é feita por pessoas; são homens e mulheres que amam a Deus, e que por isso desejam servi-lo, porém, que trabalham em equipe.
A união da Igreja nesse processo será indispensável.
A igreja brasileira conhecerá o poder da união, que abalará as obras do inferno.
8 – V11 – deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Sabe o que isso significa?
O coração deles não estava na riqueza que aquela pescaria poderia proporcionar-lhes.
A alegria desses homens não era a de terem alcançado bons resultados.
A alegria daqueles homens era ter conhecido o filho de Deus.
A alegria e a razão de viver agora, para esses pescadores, era única e exclusivamente seguir a Jesus.
A alegria da Igreja não estará nos grandes e maravilhosos prédios e templos conquistados pelo seu grande esforço e trabalho.
A alegria da Igreja não estará na multidão que será alcançada, ainda que esta seja amada por Deus e por sua Igreja.
A alegria da Igreja não estará na fama conquistada com esse mover e crescimento.
Mas sim em Jesus, autor e consumador da nossa fé.
V11 “E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.”
Não importa para nós os resultados, o que importa é que um dia o amor de Deus nos alcançou e por isso nada mais consegue ocupar o lugar dele em nosso coração.
Vamos lançar as redes, vamos avançar, vamos nos preparar e colher os resultados, mas vamos também, continuar amando e seguindo aquele que é o Senhor das nossas vidas.

Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário