quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

►Jonas, Nínive e a aboboreira


Jn 4:1-11
Não há como negar o agir de Deus nessa geração.
Nossos olhos têm visto o trabalhar de Deus sobre toda essa nação através de vidas, homens e mulheres, ou melhor, jovens, que estão ouvindo a voz de Deus, estão aceitando seu chamado, e assim, estão levando o nome de Jesus Cristo, a palavra de Deus, a todas as áreas possíveis e nunca antes na história alcançadas.
Muito diferente de anos atrás, é cada vez mais comum vermos jovens pastores, jovens missionários indo para o campo missionário, ministérios específicos em áreas antes nunca alcançadas, para que a palavra de Deus pudesse entrar em todas as camadas da nossa sociedade e alcançar os perdidos.
Tudo isso porque Deus tem levantado seu povo para anunciar a salvação em Cristo Jesus, o perdão dos seus pecados e a vida eterna para todo aquele que crer nessa mensagem.
Nossa geração tem uma missão
A Igreja tem uma missão – a de não apenas influenciar a sociedade por seu estilo de vida padronizado nas escrituras, mas também de proclamar e anunciar a palavra de Deus.
A história de Jonas pode nos ensinar muita coisa.
Nela podemos ver que Deus pode chamar uma pessoa para uma missão especifica – (Jn 1:1, 2), podemos também ver as conseqüências da desobediência ao chamado de Deus – (Jn 1:17) aprendemos sobre a misericórdia de Deus revelada sobre Nínive – (Jn 3:10), mas também como nós podemos perder a noção daquilo que realmente é importante e valorizar coisas sem nenhum valor – (Jn 4:10).
Quem era Jonas?
Pouco se sabe sobre esse homem; era filho de Amitai, profeta que profetizou no reinado de Jeroboão 2.
2 Re 14:25 “Também este restabeleceu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate até ao mar da planície, conforme a palavra do Senhor, Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho de Amitai, o qual era de Gate-Hefer.”
Quanto ao seu caráter, ele é representado como um homem teimoso, irritado, mal-humorado, impaciente, e por seu hábito de viver somente com seu clã.
Era um profeta, alguém que ouvia a voz de Deus, e um homem leal a sua nação, um patriota comprometido com seu País.
O que era Nínive?

Nínive era uma grande Cidade, aproximadamente cento e vinte mil homens, sem contar mulheres e crianças, capital da Assíria, a maior potencia da época, e grande inimiga de Israel.
Era também uma cidade que estava mergulhada no pecado, o que chamou a atenção de Deus fazendo-o enviar o profeta para anunciar seu juízo caso eles não se arrependessem.
O que era a aboboreira?
Uma planta.
E é exatamente sobre isso que vamos falar nessa palavra.
No texto que lemos podemos perceber o descontentamento de Jonas por aquilo que Deus havia feito à cidade de Nínive; ele chega a desejar a morte porque Deus foi misericordioso com os moradores daquela cidade;
as pessoas, as vidas, os moradores de Nínive não tinham nenhum valor para esse profeta. 
Deus perdoou toda a cidade por causa de seu profundo e verdadeiro arrependimento, não enviou seu juízo, antes deu a eles uma nova oportunidade, o que irritou o profeta. 
Deus então, para mostrar-lhe o quanto estava errado, para mostrar ao profeta que seus valores estavam invertidos, criou uma planta enquanto ele estava dormindo para fazer sombra sobre sua cabeça por causa do forte calor. 
Essa planta alegrou em extremo o profeta e logo após um bicho, enviado por Deus a feriu, fazendo-a se secar; isso fez com que Jonas desejasse a morte. 
 
Deus então mostrou que ele estava valorizando algo que não tinha valor algum, algo desprezível estava sendo mais valorizado por ele do que toda uma cidade, mais do que as vidas que estavam prestes a receberem o juízo de Deus.
A planta tinha mais valor para Jonas do que as vidas que estavam prestes a receberem o juízo.    
V10 “E disse o Senhor: tiveste compaixão da aboboreira... 
V11 “e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive... 
Jonas teve compaixão pela planta, uma porção insignificante da criação de Deus, mas não estava nem um pouco preocupado com o bem dos moradores de Nínive.  
Infelizmente podemos perceber isso acontecendo também em nossos dias dentro da Igreja, daquela que tem como função alcançar os perdidos, aqueles que estão morrendo, mas que também são alvos do amor de Deus.
 
Há um chamado, há um mover de Deus, muitos estão frutificando, e, usados por Deus, esses tem anunciado o amor de Deus aos perdidos, porém ainda há muitos se preocupando com coisas pequenas, muitos se interessando por “plantas”, que não possuem valor algum e estão se esquecendo que cidades inteiras ainda precisam ouvir a palavra de Deus, que precisam se arrepender de seus pecados para que possam ser perdoadas e salvas da ira de Deus. 
Há tantos dentro das Igrejas se preocupando com tão pouco enquanto que Deus está chamando sua Igreja para algo grande, para que essa possa alcançar os perdidos e transformar a historia. 
Jonas se alegrou com uma planta, mas não se alegrou em ver a misericórdia de Deus alcançando toda uma cidade que seria destruída por Deus. 
Hoje muitos estão se alegrando em extremo com o carro novo, com a casa nova, com o novo emprego, com a “benção de Deus”, mas não estão nem ai com aqueles que estão se perdendo. 
Pergunte-se a si mesmo:  
Para quem tenho falado do amor de Deus em meu dia a dia? 
Para quem tenho falado do amor de Deus em minha família? 
Para quem tenho falado de Deus em meu trabalho?  
Meus amigos estão ouvindo o que Deus tem feito por mim? 
Se a resposta é sim, Glorias a Deus por sua vida; se não, analise em sua vida o que você tem valorizado, analise se você não está valorizando coisas pequenas e deixando de lado o que deve realmente ser valorizado.
Jonas não estava interessado com as vidas daquela cidade. 
Jonas estava mais interessado com o seu conforto e bem estar. 
Uma boa parte da Igreja brasileira tem agido da mesma forma; interessada com seu bem estar, mas completamente desinteressada com aqueles que estão se perdendo e se afundando no pecado. 
Acorda Igreja!!!!!!!!!  Deus te chamou para ser luz em meio às trevas, para influenciar e avançar contra toda e qualquer obra do inferno, trazendo para a luz aqueles que estão nas trevas. 
Jn 1:2 “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malicia subiu até mim.” 
Interessante é que as últimas palavras de Jesus aos seus discípulos foram praticamente as mesmas:  
Mc 16:15-20 
Não vemos os discípulos de Jesus se preocupando com coisas pequenas, muito menos com seu conforto; eles estavam interessados em fazerem a vontade de seu Senhor – Jesus Cristo. 
Este é o tempo, esses são os dias em que Deus levantará sua Igreja para realizar o que está em seu coração; aqueles que estiverem sensíveis à voz de Deus serão poderosamente usados por ele por onde passarem para influenciar e anunciar as boas novas do Reino de Deus. 
Faça parte você também do grande exército do Senhor que está sendo formado nesses dias; como Igreja avançaremos, e aqueles que necessitam de ajuda, assim como os moradores de Nínive, serão alcançados pela mensagem da cruz.  
Deus te abençoe.

6 comentários:

  1. E hoje muitos se comportam como Jonas!! Muitos dentro das igrejas dizendo que tem que mas é que matar, dá madeirada e outras coisas mais com aqueles que estão no erro. Que Deus encha o nosso coração de amor e misericórdia.

    ResponderExcluir
  2. Bela mensagem de arrependimento.Deue seja louvado.

    ResponderExcluir
  3. Quem não sabe discernir a mão direita da esquerda são crianças. Ele tinha que salva-las. Ei tios das crianças, está na hora de trabalhar mesmo com pandemia, se vira. (Serviu pra mim)

    ResponderExcluir