sexta-feira, 20 de abril de 2012

Andando por Fé e não por vista...



2 Co 5:7 “Porque andamos por fé e não por vista.”
2 Co 4:18 “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”
O homem é chamado por Deus para caminhar por Fé.
O que mais fundamenta essa informação é a sua maior demonstração de amor pela sua criação – o homem:
Jo 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal forma que deu o seu único filho para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.”
O livro de Hebreus, em seu capitulo 11, traz em toda sua extensão, todas as informações sobre fé, e deixa bem claro também, que sem fé é impossível agradar a Deus, ou seja, a falta de fé impede seu agir em nossa vida.
Mt 13:58 “E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.”
Isso significa dizer que, é preciso crer em Deus, em sua palavra, em sua vontade para a vida do homem; somente assim, pode-se ver seu agir.
Viver por Fé é um desafio; foi exatamente assim que Paulo ensinou a Igreja de Corinto, era como que se ele estivesse dizendo:
“Vocês vão viver baseados naquilo que vocês estão vendo, ou viverão baseados, pela fé no sobrenatural de Deus?”
Ele instrui a Igreja a não atentar para o que eles estavam vendo.
Isso não significa que eles deveriam “ignorar” os acontecimentos, muito menos seus problemas, eles deveriam continuar olhando para Jesus e para sua mensagem, atentando dessa forma para o sobrenatural de Deus, assim não desfaleceriam.
Mas o que será que eles poderiam estar vendo?
Perseguições? Traições? Falta de amor? Competição? Inveja? Dificuldades das mais variadas possíveis? Portas fechadas? Enfermidades...
Paulo orienta a Igreja a não observar nada disso, mas sim, crer no sobrenatural de Deus, e assim, caminharem...ou seja, sem se preocuparem com o que estavam vendo, mas atentarem para algo eterno e não passageiro.
Jesus falando a um de seus discípulos orientou:
Jo 20:29 “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem aventurados os que não viram e creram.”
Portanto, aquele que só consegue viver ou se mover no natural é infeliz, pois não consegue enxergar o agir de Deus em sua vida.
É preciso crer em Deus e em sua palavra, ou seja, crer que sua palavra é suficientemente capaz de conduzir o homem a uma vida feliz e abençoada, repleta de paz e de alegria.
Deus sempre anuncia, revela ao homem o que ele irá fazer, basta apenas o homem crer.
Exemplos:
Abraão
Gn 12:1 “Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”
Note que Deus estava falando no futuro...
É preciso entender algo aqui: se Deus está dizendo que sua vida será transformada, ela será; se Deus está dizendo que você irá prosperar, você irá prosperar; se Deus está dizendo que você será curado, você será curado; mesmo que as circunstancias não lhe mostrem nada disso, mesmo que nada pareça estar a seu favor, se Deus está dizendo que fará, ele o fará.
Isso é andar por fé.
Abraão simplesmente creu na palavra de Deus e então obedeceu a Deus.
Hb 11:8 “Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança, e saiu, sem saber para onde iria.”
Isso é andar por fé e não por vista; quando você aprende a andar por fé, Deus nunca lhe deixa na mão.
Noé
Gn 6:22 “Assim fez Noé, conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.”
Pare pra pensar: até o exato momento não havia chovido sobre a terra; as pessoas nunca haviam visto chover, cair água sobre a terra; imagine o quanto Noé não foi questionado, ridicularizado, desprezado...
Hb 11:7 “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.”
Porem, diz o texto que ele fez (por fé) tudo o que Deus lhe havia pedido.
Isso acontece com agente também; queremos fazer a vontade de Deus, recebemos sua orientação pra nossa vida, mas infelizmente muitas vezes cedemos às opiniões das pessoas, de amigos e parentes e então deixamos de receber sua benção porque preferimos agradar pessoas em vez de agradar a Deus, preferimos andar por vista e não por fé.
Se Noé tivesse escolhido viver no natural, ele e toda sua família também teriam morrido no dilúvio.
Noé fez exatamente o que Deus havia lhe pedido, mesmo não vendo sinal nenhum de chuva...e detalhe, ele permaneceu crendo e trabalhando durante todos aqueles anos enquanto não chovia.
O que você está vendo?
Quais estão sendo os obstáculos que estão lhe impedindo de andar por fé?
Um problema financeiro? Uma doença? Uma crise conjugal?
Deus tem poder para transformar e restaurar todas as coisas.
Deus tem a solução para o seu problema, apenas creia em sua palavra, entregue a sua vida aos seus cuidados, para que você possa se alegrar com o seu agir em sua vida.
Sl 37:5,6 “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio dia.”  
Ande por fé e não por vista.
Mesmo que nada pareça estar favorável, mesmo que porta alguma esteja se abrindo, vale à pena confiar em Deus e esperar o seu agir.
Creia, Deus tem uma vida de vitoria pra você.
Deus te abençoe,
Pr. Jr.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Senhor te porá por cabeça...

Dt 28:1-14
Verdadeiramente creio que a Igreja brasileira está entrando numa fase em que Deus estará abençoando poderosamente aqueles que o amam e o obedecem, aqueles que se mantiveram fiéis a ele e aos seus princípios, esses serão poderosamente abençoados nesses próximos anos.
Podemos afirmar que essa é e sempre foi a vontade de Deus para aqueles que o amam, e que em seus mandamentos tem grande prazer.
Deus ama abençoar aqueles que o amam.
Sl 5:12 “Pois tu, Senhor, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência.”
O que diferencia uma pessoa da outra é a Benção de Deus que está sobre sua vida.
A história do povo de Israel no deserto é marcada por ingratidão, incredulidade e teimosia, sentimentos que sempre atrasaram o agir de Deus no meio deles.
Deus queria que o seu povo fosse um referencial para todas as demais nações, eles seriam conhecidos pela benção e favor de Deus que estava sobre eles.
O plano de Deus era abençoar seu povo em todas as áreas; haveria proteção, provisão, favor, e eles seriam colocados numa posição de destaque perante todas as demais nações da terra.
V13 “O Senhor te porá por cabeça em não por cauda; e só estará por cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.”
Que promessa maravilhosa! Eles seriam um povo que estaria em destaque perante todas as outras nações, como um povo bendito e protegido pelo seu Deus.
Porem Deus não queria apenas que eles o obedecessem, mas sim que eles tivessem prazer em fazê-lo, queria que eles tivessem alegria em seguir os ensinamentos de Deus para que assim fossem abençoados.
Obedecer para apenas cumprir uma responsabilidade, não nos qualifica para recebermos seu bom tesouro, mas sim, termos prazer em seus ensinamentos.


Sl 119:10-18,24
Há uma diferença muito grande entre simplesmente obedecer a Deus, sabendo que isso é o melhor a ser feito, com fazê-lo com prazer e alegria.
Nesse Salmo fica claro que havia no coração de seu autor, uma alegria em fazer a vontade de Deus, havia prazer e um forte desejo de guardá-los em seu coração.
Essa é a vontade de Deus, que o obedeçamos com alegria e prazer porque entendemos que ele tem o melhor pra cada um de nós.
Deus continua desejando abençoar o seu povo, ele continua desejando colocá-lo por cabeça na sociedade moderna, para que o seu nome seja engrandecido e adorado por toda a terra.
O texto também fala de OUVIR a Deus:
V1 “Se atentamente ouvires a voz do Senhor...”
Para que possamos ser abençoados por Deus, é preciso não apenas obedecê-lo e nos alegrarmos com seus ensinamentos, mas é preciso ouvi-lo para fazermos sua vontade e recebermos sua direção. 
Esses são dias em que Deus estará pondo seu povo numa posição de destaque perante toda a sociedade para que todos reconheçam sua grandeza e conheçam o seu nome através de sua Igreja que será colocada por cabeça e não por cauda nesses próximos anos.
Deus te chamou para ser cabeça e não cauda.
Deus te chamou para ser alguém abençoado e prospero, para que você tivesse sucesso em tudo o que fizer.
Deus te chamou para ser vencedor.
Tome posse da palavra de Deus, creia que ele é poderoso para fazer infinitamente mais além daquilo que pedimos e pensamos, porque ele é Deus nos céus e na terra!
Ef 3:20, 21
Deus te abençoe.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Deus é bom


Sl 136
Lendo um livro esses dias, me surpreendi com uma historia inusitada: Um homem, após ter sido assaltado fez o seguinte comentário:
“Estou agradecido; primeiro, porque nunca fui roubado antes; segundo, porque, apesar de terem levado minha carteira, não me tiraram a vida; terceiro, porque, apesar de terem levado tudo, não perdi muita coisa e, quarto, fui roubado, não fui eu que roubei.”
Interessante a forma que ele encontrou para falar a respeito de um problema que estava enfrentando. Ele não esqueceu que podia ser grato, apesar de ter passado por um mau momento.
Muitos talvez agiriam de uma maneira bem diferente: reclamariam da vida e colocariam a culpa em Deus!
É mais fácil reclamarmos da vida e de seus imprevistos, do que atentarmos para os cuidados de Deus para com ela.
A atitude deste homem nada mais foi a de reconhecer a bondade de Deus, e seu cuidado para com sua vida.


Ele encontrou, num momento de dificuldade, uma maneira de observar a bondade de Deus.

A Bíblia em inúmeros textos, em vários momentos da historia relata a bondade de Deus. Uma palavra muito utilizada para isso é a palavra – benignidade.
Benigno – alguns sinônimos = afável, amável, benevolente, afetuoso, amizade, estima, favor, gentileza, doçura, tolerante, polidez (delicadeza, cortesia), amor. 

Portanto, quando a Bíblia fala sobre a benignidade de Deus, ela está associando diretamente esta palavra a todas estas características como qualidades diretas de Deus.
Sl 105:1-5 / Sl 107 / Sl 118:1-4 / Sl 138:1-5 / Sl 145:1-11
Estes são alguns textos que falam sobre a bondade, sobre a benignidade do Senhor.
Todos eles revelam o seu agir na vida do homem que nele confia, todos eles revelam seu cuidado para com aqueles que nele esperam.
Deus é bom. O mais interessante nisso é que esta é apenas uma dentre tantas outras características de Deus.
No texto que lemos, o salmista fala da grandeza de Deus, de seus grandes e maravilhosos feitos, assim como também do seu agir sobre o seu povo, neste caso, o povo de Israel, desde sua libertação do Egito, passando pelo deserto, guiando-os, conduzindo-os, e enfim, entregando a eles a sua promessa.
O primeiro versículo deixa claro qual deve ser nossa motivação para louvar ao Senhor – sua bondade.
V1 “Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.”
Infelizmente hoje em dia tem sido difícil encontrar pessoas com corações tão agradecidos, pessoas com entendimento para reconhecer a bondade de Deus e seus cuidados.
É muito comum em nossos dias encontrarmos pessoas se declarando auto-suficientes, pessoas que se dizem independentes...
Pessoas assim não conseguem enxergar o que Deus faz por elas, não sabem valorizar as oportunidades recebidas de Deus, não conseguem se alegrar em meio às dificuldades porque se esqueceram dos cuidados de Deus, diferente de nosso personagem nessa historia, que em meio a uma situação difícil soube reconhecer a bondade de Deus para com sua vida.

Jó e suas dificuldades

Jó 1:20-22 “Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: Nu sai do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.”

Jó soube valorizar a bondade de Deus mesmo em meio a um cenário de tragédia ele adora a Deus, mesmo em um momento tão difícil de sua vida, ele diz: “bendito seja o nome do Senhor”.

Não importa o que esteja acontecendo com você, o que realmente importa é que Deus é bom.

Resultado?

Jó 42:10 “E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía.”

Conclusão

Atente para a bondade de Deus em sua vida.
Observe diligentemente o quanto ele tem cuidado de você.
Reconheça que sem os seus cuidados seria impossível de se viver.
E então, louve-o, exalte-o, agradeça a ele por todos os seus feitos em sua vida.

Deus te abençoe,
Pr. Jr.