sexta-feira, 13 de abril de 2012

Deus é bom


Sl 136
Lendo um livro esses dias, me surpreendi com uma historia inusitada: Um homem, após ter sido assaltado fez o seguinte comentário:
“Estou agradecido; primeiro, porque nunca fui roubado antes; segundo, porque, apesar de terem levado minha carteira, não me tiraram a vida; terceiro, porque, apesar de terem levado tudo, não perdi muita coisa e, quarto, fui roubado, não fui eu que roubei.”
Interessante a forma que ele encontrou para falar a respeito de um problema que estava enfrentando. Ele não esqueceu que podia ser grato, apesar de ter passado por um mau momento.
Muitos talvez agiriam de uma maneira bem diferente: reclamariam da vida e colocariam a culpa em Deus!
É mais fácil reclamarmos da vida e de seus imprevistos, do que atentarmos para os cuidados de Deus para com ela.
A atitude deste homem nada mais foi a de reconhecer a bondade de Deus, e seu cuidado para com sua vida.


Ele encontrou, num momento de dificuldade, uma maneira de observar a bondade de Deus.

A Bíblia em inúmeros textos, em vários momentos da historia relata a bondade de Deus. Uma palavra muito utilizada para isso é a palavra – benignidade.
Benigno – alguns sinônimos = afável, amável, benevolente, afetuoso, amizade, estima, favor, gentileza, doçura, tolerante, polidez (delicadeza, cortesia), amor. 

Portanto, quando a Bíblia fala sobre a benignidade de Deus, ela está associando diretamente esta palavra a todas estas características como qualidades diretas de Deus.
Sl 105:1-5 / Sl 107 / Sl 118:1-4 / Sl 138:1-5 / Sl 145:1-11
Estes são alguns textos que falam sobre a bondade, sobre a benignidade do Senhor.
Todos eles revelam o seu agir na vida do homem que nele confia, todos eles revelam seu cuidado para com aqueles que nele esperam.
Deus é bom. O mais interessante nisso é que esta é apenas uma dentre tantas outras características de Deus.
No texto que lemos, o salmista fala da grandeza de Deus, de seus grandes e maravilhosos feitos, assim como também do seu agir sobre o seu povo, neste caso, o povo de Israel, desde sua libertação do Egito, passando pelo deserto, guiando-os, conduzindo-os, e enfim, entregando a eles a sua promessa.
O primeiro versículo deixa claro qual deve ser nossa motivação para louvar ao Senhor – sua bondade.
V1 “Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.”
Infelizmente hoje em dia tem sido difícil encontrar pessoas com corações tão agradecidos, pessoas com entendimento para reconhecer a bondade de Deus e seus cuidados.
É muito comum em nossos dias encontrarmos pessoas se declarando auto-suficientes, pessoas que se dizem independentes...
Pessoas assim não conseguem enxergar o que Deus faz por elas, não sabem valorizar as oportunidades recebidas de Deus, não conseguem se alegrar em meio às dificuldades porque se esqueceram dos cuidados de Deus, diferente de nosso personagem nessa historia, que em meio a uma situação difícil soube reconhecer a bondade de Deus para com sua vida.

Jó e suas dificuldades

Jó 1:20-22 “Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: Nu sai do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.”

Jó soube valorizar a bondade de Deus mesmo em meio a um cenário de tragédia ele adora a Deus, mesmo em um momento tão difícil de sua vida, ele diz: “bendito seja o nome do Senhor”.

Não importa o que esteja acontecendo com você, o que realmente importa é que Deus é bom.

Resultado?

Jó 42:10 “E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía.”

Conclusão

Atente para a bondade de Deus em sua vida.
Observe diligentemente o quanto ele tem cuidado de você.
Reconheça que sem os seus cuidados seria impossível de se viver.
E então, louve-o, exalte-o, agradeça a ele por todos os seus feitos em sua vida.

Deus te abençoe,
Pr. Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário