Gn 37:19 “E disseram uns aos outros: Eis lá vem o sonhador - mor.”
Sempre que Deus está para fazer ou realizar algo, ele usa diversas maneiras para falar com o homem, ou seja, para revelar seus planos ao homem ele utiliza inúmeras maneiras, e uma dessas maneiras é o sonho.
Por isso, dê mais valor aos seus sonhos!!!
Tem gente que não sonha por causa do cenário aparente e momentâneo, e por isso não conseguem ir além...
Sabemos que Deus não revela seus planos somente através de sonhos, como acabamos de dizer, ele também faz uso da sua palavra, de seus profetas... Porém, nessa palavra daremos uma ênfase maior à forma de revelação divina chamada sonho.
O texto que lemos fala de José, que por receber sonhos de Deus, e também por ser o filho caçula e amado pelo pai, era invejado pelos seus outros irmãos; o desfecho dessa história é bem conhecido, e por isso não entraremos nos demais detalhes, mas queremos atentar para José.
O texto diz que ele tinha 17 anos, e que pastoreava as ovelhas de sua família, e foi nesse momento de sua vida que Deus começou a revelar-lhe o que aconteceria não somente a ele, mas também a toda sua família.
Imagino que o cenário em que José estava facilitou e muito, ele de receber esse sonho de Deus, ou seja, no campo, num lugar tranqüilo e sossegado, sem barulho, sem pressa, sem agitação...
Se fizermos um comparativo com nossos dias, um jovem da mesma idade estaria: estudando, trabalhando, fazendo inglês, academia, cursos profissionalizantes, namorando, e encontrando tempo para as “baladinhas”.
Não que seja pecado estudar, trabalhar, namorar... A questão é que falta em nossos dias, TEMPO para pararmos e sonharmos...
O cenário em que José estava facilitou e muito a revelação de Deus a ele.
Por isso, tire de sua vida os “excessos”, encontre tempo para sonhar...
E por quê???
Deus fala através de sonhos
Nm 12:6 “E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele.”
Deus dá estratégias através de sonhos
Jz 7:13 “Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho e dizia: Eis que um sonho sonhei: eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até as tendas, e as feriu, e caíram, e as transtornou de cima para baixo, e ficaram abatidas.”
Através desse sonho, Deus estava dando suas estratégias a Gideão, e garantindo sua vitória – “ficaram abatidas”.
Deus revela o que vai fazer, através de um sonho.
Dn 2
Deus revela suas bênçãos
Note o que Deus disse a Salomão:
1 Re 3:5 “E em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos e disse-lhe Deus: Pede o que quiseres que te dê.”
Deus revela através dos sonhos a sua vontade, aquilo que ele está pra fazer, para um objetivo, para um fim.
Tem gente sonhando com coisas que são vaidades, (como ganhar na loteria, por exemplo) e que não tem nada a ver com aquilo que Deus está querendo fazer, são sonhos “mesquinhos”, individuais, nunca coletivos, ou seja, para o bem de um grupo, esse tipo de sonho pode-se afirmar que não vem de Deus.
Ec 5:7 “Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu, teme a Deus.”
Esse texto fala daquele tipo de pessoa que sonha demais...
É preciso sonhar – os sonhos de Deus.
No novo testamento.
Mt 1:20 “E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.”
Voltando ao texto de José, precisamos atentar para alguns detalhes que são importantes:
Primeiro – O cenário em que ele estava não tinha nada a ver com aquilo que Deus mostrava a ele; ele estava apascentando ovelhas, no campo, e Deus mostrava a ele que ele seria posto em uma posição de honra, em um lugar muito diferente de onde, até então, ele estava.
Deus nunca permitirá que você veja ou sonhe aquilo que ele não tem pra você.
Não importa como, ou onde você está hoje, o que importa é o sonho que Deus tem lhe dado, o que importa é aquilo que Deus está lhe mostrando.
Segundo – os sonhos de Deus trazem paz e segurança.
José não se desesperou pra começar a viver aquilo que Deus estava lhe mostrando, muito menos para receber logo seu sonho, ele soube, e com muita paciência, esperar o tempo de Deus se cumprir em sua vida.
Ele foi vendido como escravo pelos seus irmãos, injustiçado na casa de Potifar, esquecido na prisão, porém, nunca se esqueceu daquilo que Deus lhe mostrara, e por isso, esperou o tempo de Deus se cumprir.
Gn 41:14-16,38-43 – a concretização do sonho de Deus
Isso é o que Deus deseja fazer em sua vida.
Mudar o cenário que você está vivendo, e colocá-lo(a) no que ele tem preparado a você.
Creia nos sonhos que Deus tem lhe dado, descanse nele, espere seu tempo, e, então, você verá Deus agindo em sua VIDA.
Deus lhe abençoe