sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"RASGAI O VOSSO CORAÇÃO..."


Jl 2:12-13

A Bíblia revela em toda sua extensão, uma característica de Deus que é bem conhecida do homem - sua misericórdia.

Misericórdia = piedade, compaixão, perdão concedido unicamente por bondade.

Podemos também descrevê-la como todas as oportunidades que Deus dá ao homem, para que esse possa se consertar, se arrepender, e então, mudar de vida, ou seja, fazer aquilo que seja correto aos olhos de Deus.

O rei Davi falou sobre a misericórdia de Deus após seu pecado se adultério.

Sl 51:1-12

Outros salmistas também o fizeram:

Sl 67:1 “Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós.”

Sl 100:5 “Porque o Senhor é bom, e eterna, a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração a geração.”

Sl 103:17 “Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos.”

Esses são apenas alguns dentre tantos outros textos que confirmam e revelam essa característica de Deus.

O profeta Jeremias também deixou registrado algo sobre ela:

Lm 3:22,23 “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as sua misericórdias não tem fim. Novas são a cada manhã; grande é a sua fidelidade.”

Mesmo o homem trilhando caminhos contrários à palavra de Deus, ele sempre receberá do Senhor oportunidades para escolher se converter do seu mau caminho, e então, se achegar a Deus.

Porém, quando seus alertas são desprezados, quando sua palavra é ignorada, e a pessoa insiste no erro, a ira de Deus se acende contra ela, e então, o juízo de Deus é inevitável, a misericórdia dá lugar ao juízo.

Misericórdia = tempo – acaba – e então vem juízo.

Existirá um momento em sua vida em que você terá que escolher entre, obedecer a Deus, e aceitar sua palavra para corrigir sua vida, ou então, desprezar seus avisos, ignorar suas oportunidades, e continuar no erro.

Esse com certeza é um momento perigoso, pois as misericórdias darão lugar ao juízo, ou seja, Deus anuncia seu juízo, sua condenação, e isso pode acontecer sobre uma pessoa, sobre uma família, cidade ou até mesmo toda uma nação.

Foi o que aconteceu, por exemplo, a Sodoma e a Gomorra.

Gn 18:20 “Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito.”

O profeta Miquéias também escreveu algo sobre isso.

Mq 7:9 “Sofrerei a ira do Senhor, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa e execute o meu direito; ele me trará à luz, e eu verei a sua justiça.”

Foi o que aconteceu com o povo de Judá, registrado no livro do profeta Joel.

Eles estavam sofrendo um juízo de Deus através de uma terrível devastação gerada por uma praga de gafanhotos, que estava destruindo toda sua terra, e nesse momento, toda a nação estava sendo chamada ao arrependimento, caso contrário, a praga não cessaria.

Joel deixa bem claro ao povo que Deus era “tardio em irar-se”, assim como também, misericordioso ... porém, eles teriam que se posicionar.

Para que a situação não se agravasse, eles teriam que se humilhar, reconhecerem os seus erros, se quebrantarem profundamente em sua presença, para que então, Deus pudesse agir. Era um chamado a um arrependimento profundo, e não superficial.

V 13 “Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes ...”

Rasgar as roupas era uma prática comum naquela época em momentos de grande pesar e arrependimento, esse ato simbolizava um espírito quebrantado e lacerado, e, quando o profeta fala de “rasgar os vossos corações”, ele estava dizendo que era necessário algo maior, um profundo e verdadeiro arrependimento, para que então, Deus pudesse intervir e mudar a condição daquele povo.

Veja que o profeta fala também de choro e pranto, pois eles teriam que sentir e reconhecerem os seus erros ...

Eles veriam o agir de Deus, após terem se arrependido profundamente de seus caminhos.

Isso é o que acontece também em nossos dias, ou seja, quando há um profundo e verdadeiro arrependimento, há restauração, o perdão de Deus é liberado, e novamente Deus começa a agir através da sua misericórdia.

Perceba que antes de serem perdoados e restaurados, eles teriam que escolher o caminho do Senhor, ou seja, eles teriam que aceitar a direção de Deus para suas vidas, e depois, Deus agiria.

É assim também hoje, ou seja, antes nos arrependemos, antes nos humilhamos, antes aceitamos a direção, e, depois, Deus trabalha a nosso favor.

Primeiro a consagração, depois o agir de Deus.

Js 3:5 “Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.”

Js 7:13a “Levanta-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor ...”

Perceba a ordem ... primeiro o povo deveria se santificar, e depois Deus agiria.

Primeiro me santifico, e depois vejo o agir de Deus em minha vida.

Sem santidade, sem arrependimento profundo e verdadeiro, não existe agir de Deus, seja em minha vida, em minha família, em meu trabalho, em meu ministério ...

Não existe agir de Deus sem antes, nos humilharmos, sem antes rasgarmos os nossos corações e confessarmos os nossos pecados.

1 Jo 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Vale a pena lembrar que Deus não estava falando a uma nação que não o conhecia, diferente por exemplo, quando enviou Jonas a Nínive, Jn 1:1-2 capital da Assíria, uma nação pagã, para que se convertessem dos seus maus caminhos, e então, recebessem o perdão de Deus.

Deus, através do profeta Joel, avisa o seu povo, e chama-o para o arrependimento porque algo não o estava agradando, e por esse motivo, a necessidade de um profundo e verdadeiro arrependimento de seu povo.

A Igreja de Cristo Jesus na terra precisa se arrepender da sua negligência ao seu chamado, se arrepender pelo seu mau testemunho, pela sua falta de amor aos perdidos, pelo seu desprezo aos alertas de Deus, pela sua ingratidão a Deus, pela sua infidelidade a ele, pela sua contaminação com o mundo, pelo seu despreparo e falta de conhecimento bíblico, pela sua incredulidade, pelo seu orgulho, de olhar para aqueles que estão de fora, e condená-los ..., há muito do que se arrepender.

Portanto Igreja brasileira, ouça o chamado de Deus, “convertei-vos a mim de todo o vosso coração, e isso com jejuns, e com choro, e com pranto ...”

V 13 “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência, e se arrepende do mal.”

V 14a “Quem sabe se se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma benção ...”

Rasgue o seu coração na presença de Deus, reconheça seus pecados, arrependa-se, e então, você verá o agir de Deus em sua vida.

Deus te abençoe.


Um comentário:

  1. Que Deus continue abençoando o ministério de vcs... a palavra de Deus nunca volta fazia e tenho certeza que ela encontrará terra fértil em algum coração! Vocês foram usados pra me abençoar, acredito que não só a mim, mas a todos. Graça e Paz e um Grande Abraço

    ResponderExcluir