quinta-feira, 28 de julho de 2011

“ESCOLHEI HOJE A QUEM SIRVAIS...”



Js 24:14-18

Quando o povo de Israel foi tirado, liberto do Egito e de sua escravidão onde ali viveram 430 ano (Ex 12:40) receberam uma promessa do próprio Deus que receberiam uma terra, onde haveria sustento, provisão e principalmente o cuidado do Senhor sobre seu povo, tudo isso verbalizado pelo próprio Deus.

Ex 19:4-6 – “Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.”

Nesses versículos fica claro que ele libertou o povo, trouxe-os a ele e que de agora em diante seriam propriedade exclusiva do Senhor, e que receberiam a partir de então, todo o cuidado do próprio Deus – eles seriam um povo separado – e assim deveriam viver daí por diante, tendo Deus como o único Senhor.

Eles, em sua trajetória, passariam por várias nações e povos, onde, obviamente haviam outros costumes, hábitos e principalmente crenças.

Por essa razão, Deus faz um pacto com o seu povo.

Ex 34:10-16

Os povos das cidades por onde eles iriam passar, cultuavam deuses pagãos – prática condenada por Deus, além da adoração a imagens e esculturas...

No versículo 11 Deus dá uma ordem para que quando eles passassem pelos amorreus, cananeus, heteus, perizeus, heveus e os jebuseus não fizessem aliança nenhuma com esses povos, e sim, que destruíssem tudo – os altares, as estátuas e até mesmo a floresta (os bosques).

Não seria apenas uma separação para casamentos entre seus filhos ou negócios comerciais mas principalmente uma separação da crença e devoção local.

Agora, libertos e em terras estranhas o risco de uma contaminação espiritual se tornava cada vez mais iminente – o risco era do povo se esquecer do pacto, se esquecer de Deus e servirem a deuses pagãos.

Infelizmente foi o que aconteceu...

O livro de Levítico apresenta mais uma série de leis bem como a repetição das outras leis já entregues.

Porém o livro de Números registra o início da contaminação do povo, que resolve desobedecer a Deus e adorar imagens e deuses pagãos.

Nm 13 – relatório dos espias
Nm 14 – o povo chora, teme, não crê, acende a ira de Deus e ouvem de Deus que não veriam a terra, somente a próxima geração.

V 22,23 – “E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.”

v 29-31 – “Vossos filhos (próxima geração) metereis nela, e eles saberão da terra que vós desprezastes”

Deus avisa que por causa da incredulidade dessa geração esses não entrariam na terra, somente a próxima geração – os filhos.

Mesmo assim a contaminação do povo continua.

Nm 25:1-9

O povo se prostitui com as moabitas e se contaminam com os seus deuses o que acende a ira do Senhor onde vinte e quatro mil morreram...

Desde o Egito até a terra da promessa, a proposta sempre foi de um novo tempo, uma nova fase, e principalmente, separados e sem nenhum tipo de contaminação.

Eles tiveram duas opções:

Servirem a Deus e somente a ele ou servirem aos deuses estranhos, pagãos locais.

Quando Josué diz isso para o povo, certamente ele conhecia todo esse histórico, de incredulidade, de desobediência e de contaminação que os pais desses que com ele estavam, passaram... agora, esses teriam que escolher a quem serviriam... essa era uma oportunidade para que todo o pecado e maldição hereditária fosse quebrado e desfeito.

Todos os erros cometidos pelos pais, (geração passada, que morreu no deserto).

Assim, não teriam mais legalidade alguma sobre esses, não influenciariam mais as próximas gerações.

O sacerdote Ezequiel falou sobre isso também.

Ez 18:1-32

v 20 – “...o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho...

A responsabilidade é pessoal, porém, se não atentarmos para os nossos pais e avós sofreremos influências de maldição causadas pelas escolhas e princípios espirituais feitos por eles lá atrás...

Hoje, nós precisamos escolher quem realmente queremos servir.

Ou servimos ao Senhor com toda a nossa família e a consagramos a ele, ou continuamos no erro, desobedientes a Deus, incrédulos e distantes de sua vontade e palavra.

Para nós hoje, isso não apenas significa uma escolha como também uma renúncia de todas as escolhas feitas pelas gerações passadas que contrariaram a vontade de Deus.

Ex:
- Meus pais desobedeceram a Deus, eu não quero desobedecer...
- Meus pais se contaminaram com deuses pagãos, eu não quero me contaminar...
- Meus pais foram incrédulos, eu não...
- Meus pais foram idólatras, eu não...
- Meus pais foram místicos, eu não...
- Meus pais eram envolvidos em seitas, ocultismo, magias, macumbas..., eu não...

Portanto tomemos posse da oportunidade que Deus nos dá hoje e escolhamos servir ao Senhor!

Renunciando todo ensinamento contrário à palavra do Senhor e vivendo a vontade de Deus para nossa geração e para as próximas que virão...

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário