quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Bezerro de ouro

Ex 32:1-9

Vivemos dias onde tudo parece ter que ser feito com extrema urgência, há pressa para quase tudo o que se é feito; a internet, por exemplo, tem que ser cada vez mais rápida; nossas refeições também, e todos os nossos compromissos, por mais simples que pareçam ser também são resolvidos com muita pressa.

A impressão que se tem é que as pessoas não sabem mais esperar...

Isso não é difícil de entender quando se conhece pelo menos um pouco da palavra de Deus, afinal, esses dias já foram previstos pelo próprio Deus, e deixado registrado em sua palavra, que esse seria apenas mais um sinal dentre tantos outros que revelariam os últimos dias dessa terra.

Porém, não falamos de algo moderno, ou seja, que acontece apenas em nossos dias, o homem sempre teve dificuldade em esperar por algo, em lidar com a espera, ou seja, essa já é uma característica existente no ser humano desde a criação.

Por isso é importante entendermos que quando o assunto é Deus e sua palavra, precisamos saber que ele tem o seu tempo para trabalhar em nossas vidas, independentemente da nossa pressa, e, portanto, é necessário aprendermos a esperar o seu agir em nossas vidas.

O texto que lemos mostra o povo tomando uma decisão por não saber esperar a resposta e o agir de Deus.

Moisés, o líder, estava no monte recebendo a direção de Deus para todo o povo; tudo aquilo que Deus faria toda a direção de Deus para o povo seria entregue por Moisés, quando esse descesse do monte e reunisse todos eles para revelar os planos de Deus para toda a nação de Israel.

O texto diz que o povo não soube esperar o retorno de seu líder com a direção de Deus para suas vidas, e por isso, construíram um bezerro de ouro para adorar, perderam o foco no seu Deus.

O interessante é que esse povo sabia que Deus reprovava a idolatria Ex 20:4, e mesmo assim, fizeram para si, um bezerro de fundição, e então o adoraram.
Essa atitude do povo acendeu a ira de Deus, e por isso muitos morreram; aproximadamente 3000 homens V28.

Todas as vezes que o homem não espera o agir de Deus em sua vida, ele está construindo um bezerro de ouro.

O bezerro de ouro significa: desobediência, teimosia, ingratidão e rebeldia.
Desobediência porque desobedeceram a lei de Deus.

Teimosia porque o próprio Deus o disse – V 9.

Ingratidão porque se esqueceram de tudo aquilo que Deus havia feito por eles desde a saída do Egito, a abertura do mar para passarem, o maná que caia do céu todas as manhãs, a água que saia da rocha, a coluna de fogo e a nuvem... eles simplesmente se esqueceram de tudo isso... e então, por impaciência, resolveram construir algo para adorar.

Você pode escolher esperar o agir de Deus na sua vida (continuando crendo e confiando em Deus e em sua palavra), ou então, escolher fazer o que você pensa ser o melhor pra você, ou seja, construir um bezerro de ouro, e assim tirar os seus olhos de Deus.

1 Co 2:9 “Mas como esta escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.”

Se quisermos o melhor de Deus, precisamos aprender a esperar seu agir.
Quando não esperamos, a “carne” fala mais alto.

Sl 27:14 “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois no Senhor.”

Sl 37:7a “Descansa no Senhor e espera nele.”

Sl 40:1 “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.”

Sl 62:1 “A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.”

Espere somente em Deus, nunca em homens.

Sua confiança deve estar fundamentada em Deus e em sua palavra, sempre.

Mq 7:7 “Eu, porém, esperarei no Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.”

Is 64:4 “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera.”

Há um tempo determinado por Deus para o cumprimento de sua palavra na sua vida.

Gn 18:14 “ Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.”

Deus tem um tempo determinado para o cumprimento de toda sua palavra na sua vida, portanto espere nele, confie nele, e então você não terá que construir “bezerros” em sua vida, porque a palavra de Deus se cumprirá, e você verá a Gloria de Deus se manifestando sobre você.

Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário