quinta-feira, 28 de julho de 2011

A PARÁBOLA DO SEMEADOR





Lc 8:4-15

Jesus ao longo de seu ministério sempre foi seguido por grandes multidões que a todo momento o acompanhavam para ouvir suas preciosas palavras e ensinamentos.
Eram pessoas privilegiadas pois tinham a oportunidade de ouvirem as palavras de Deus, através de seu filho – Jesus Cristo.

Jesus fazia uso de parábolas para ensinar o povo, e a que vamos estudar hoje é a parábola do semeador, uma das mais conhecidas da Bíblia.

Meditando e pensando sobre esses versículos, percebi que Jesus se preocupava com o resultado de seus ensinamentos na vida das pessoas, ou seja, ele não apenas ensinava, mas se preocupava em saber se elas estavam aprendendo ou não o que estava sendo ministrado por ele.

Imagino que Jesus olhava a multidão que o cercava e pensava:
“ Quanto eles estão entendendo do que estou falando?? ”

Penso que essa também tem sido a pergunta de muitos pregadores da palavra de Deus nesses dias.

Hoje ao mesmo tempo em que a palavra de Deus está sendo pregada em todos os lugares, existem também uma multidão de pessoas ouvindo essas palavras; a pergunta que se faz é: quantos estão entendendo o que está sendo pregado nas Igrejas, no Radio, na televisão e na internet???

Jesus usou o exemplo de 4 tipos de pessoas que estavam em meio à multidão, para explicar isso, ou seja, 4 circunstâncias e 4 tipos de pessoas.

V 11 “ Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus.”

Primeiro tipo de pessoas – que apenas ouvem a palavra.

O mais importante nesse versículo é saber que se apenas ouço a palavra e não creio nela, não serei salvo.

V.12 “... para que não se salvem, crendo.

Jesus veio salvar o homem da condenação eterna por causa de seus pecados, logo, se não creio nele, estou condenado.

Mt 1:21 “E ela dará a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele SALVARÁ o seu povo dos seus pecados.”

Mt 18:11 “Porque o filho do homem veio SALVAR o que se havia perdido.”

At 2:21 “e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será SALVO.”

At 16:30-31 “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”

Não basta ouvir a palavra de Deus, é preciso crer nela.

Muitos, hoje, assim como nos dias de Jesus estão ouvindo a palavra, porém, não basta ouvi-la, preciso crer para ser salvo.

Rm 10:9-13

Se você tem ouvido a mensagem da cruz e ainda não se decidiu em relação a ela, ou seja, ainda não creu, creia, pois ela salvará sua vida da condenação eterna.

Segundo tipo de pessoas – Não tem raiz

Raiz faz parte de uma estrutura, base, fixação de algo, como uma planta por exemplo, mas também fala de profundidade.

O maior risco hoje, que os novos cristãos correm, é o de não terem conhecimento profundo das escrituras; recebem a mensagem “com alegria, mas, como não tem raiz, apenas crêem por algum tempo e, no tempo da tentação se desviam.”

Infelizmente, hoje também há muitos assim.

Por não terem profundidade, ou seja, com pouco conhecimento, não agüentam as tentações, e por isso acabam desviando do caminho do Senhor.

Tg 1:2-4,12-15 / 4:7

Mergulhe no conhecimento da palavra de Deus, ele dará a você a base necessária para continuar nos caminhos do Senhor, aprenda a palavra de Deus, estude-a e você será vitorioso quando for tentado.

Terceiro tipo de pessoas – Envolvidas com as coisas deste mundo

Esses são bem conhecidos dentro das igrejas (alguns, infelizmente, já fora delas); são aqueles que começaram a prosperar, a serem abençoados por Deus, mas que se esqueceram de quem deu a eles a nova condição; começaram a “gostar dos prazeres do mundo”, como Jesus disse : “cuidados, e riquezas, e prazeres da vida”, ma se esqueceram também que a amizade do mundo é inimizade de Deus.

Tg 4:4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

Esses são aqueles que ainda não compreenderam o real valor do evangelho, são os que trocam as coisas de Deus por um prato de lentilhas ...

Jo 15:18,19 – “não sois do mundo”

Mt 13:44-46 – tesouro escondido / pérola de grande valor

Alguém que teve um encontro verdadeiro com a “semente” da palavra de Deus, não troca esse tesouro por nada desse mundo; tudo aquilo que é do mundo, e que antes desse encontro valia alguma coisa, agora passa a ser considerado por essa pessoa, algo sem nenhum valor, assim como o apóstolo Paulo disse:

Fl 3:8 “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.”

Quarto tipo de pessoas – as que conservam a palavra de Deus.

Conservar = manter em bom estado, preservar, manter em algum lugar com cuidado, não perder, preservar.
Esses são os que ouvem a palavra de Deus, e por ela vão sendo transformados dia após dia, não se desviam, nem se envolvem com os prazeres do mundo, mas dedicam-se cada vez mais ao conhecimento de Deus e de sua palavra, e ainda, dão muitos frutos!

Jo 15:8 “Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”

Esses são aqueles que passam por cima das tentações, que vencem as tribulações e que herdarão a vida eterna.

Seja você esse, ouça a voz de Deus, creia nela, seja salvo por Cristo Jesus, e então, mergulhe no conhecimento da palavra de Deus.

Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário