quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Perfeito Louvor




Mt 21:16b “Pela boca dos meninos e das criançinhas de peito tiraste o perfeito louvor.”

Lembrando-me do meu tempo de criança, pude perceber o quanto aproveitei minha infância, como era bom aquele tempo; sem responsabilidades, sem nenhum tipo de preocupação, sem agenda para anotar compromissos, sem ter contas para pagar, sem me preocupar em ter que fazer mercado, pois sabia que chegaria em casa, e meus pais já o haviam feito, além do que, meu tempo era inteiramente livre para fazer o que quisesse, como por exemplo, andar de skate e brincar com minha bicicleta ... que tempo bom !!!!!!!

Porém os anos foram passando, as responsabilidades chegando, e como não poderia deixar de ser, os compromissos também foram surgindo, casei, tive 2 filhos maravilhosos, presentes de Deus, e agora, fico observando os dois, e reparo como eles se divertem sabendo que existe um pai para cuidar deles, suprir suas necessidades, protegê-los e levá-los para passear e brincar.

Quando criança tive um pai que sempre fez de tudo por mim; agora, eu, como pai, também farei de tudo pelos meus filhos.

Essa história me mostrou que, enquanto eu era criança meu pai sempre cuidou de mim, mas quando cresci e me tornei adulto, aconteceu o inevitável – os compromissos chegaram.

Minha experiência com Deus, tem me ensinado que com ele não é diferente, ou seja, como um Pai, amoroso e atencioso, ele deseja cuidar de seus filhos, para que esses, como crianças, possam descansar em seus braços e então, saberem que são amados e protegidos por ele.

Porém, não se trata apenas de sermos supridos e protegidos pelo Pai; quando Jesus falou de sermos como crianças, ele falava de como deveríamos estar em sua presença, ou seja, puros, verdadeiros e sem culpa alguma.

Mt 18:1-5

Mc 10:13-16

No texto que lemos, vemos que Jesus ensina algo extremamente importante aos seus discípulos, um principio que precisamos aprender; eles teriam que se tornar como crianças para então, poderem entrar no Reino do Céus e estarem na presença de Deus.

Ele usa o exemplo de uma criança para ensinar quais deveriam ser as características de alguém para entrar no Reino dos Céus.

A bíblia deixa bem claro a necessidade do crescimento espiritual, indispensável a todo discípulo de Jesus.

Ef 4:13,14 “até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.”

1 Co 14:20 “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia e adultos no entendimento.”


Esses textos nos mostram a necessidade sim do crescimento no conhecimento da palavra de Deus, mas também deixam bem claro a necessidade de sermos puros como uma criança.

Se pararmos para analisar as características de uma criança, vamos perceber que, obviamente, elas são bem diferentes de um adulto; por exemplo:

· Não se preocupam com nada – não existe nenhum tipo de preocupação em suas cabeças, como compromissos, contas para pagar, e, muito menos com a opinião dos outros.

· Não são orgulhosas – muito diferente dos adultos, que com o passar do tempo só endurecem seus corações pelas suas “experiências de vida”. Ec 12:1, que vão “petrificando” seus corações.

· Não duvidam, acreditam em tudo o que lhe é dito – possuem uma maior facilidade em acreditar ou crer na palavra de Deus.

· São dependentes – sempre, a todo momento, precisam de seu pai – diferente do adulto que é independente.

· Confiam completamente – não questionam, não duvidam.

· Não são interesseiras – gostam das pessoas pelo o que elas são, e não pelo o que elas possuem; assim também são com seus pais, ou seja, amam seus pais pelo o que eles são pra elas e não pelo o que eles dão a elas.



É por essas e outras razões que devemos ser como crianças na presença do nosso Deus.



Ele, como um Pai, deseja cuidar de seus filhos, que por sua vez, podem descansar pois sabem que o “PAI” está no controle.



Jesus com esse ensinamento estava confrontando o padrão humano, e estabelecendo o padrão divino aos homens, disponível à todo aquele que crê.

A diferença entre uma criança e um adulto, com certeza podemos afirmar que é o coração; o adulto possui uma facilidade muito maior em endurecer seu coração à voz de Deus, já a criança, não, pois ela é simples, e por isso, crê (confia, acredita) com uma maior facilidade.

Mt 5:8 “bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.”

Mt 13:15 “Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não vejam com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu os cure.”

Mt 15:11,17-20

Não importa quem você seja, muito menos sua idade, o que importa é que você precisa compreender esse ensinamento de Jesus, ele nos diz que precisamos ser simples e puros como as crianças, crermos em sua palavra, tornarmos dependentes de seu favor, para então, entrarmos em seu Reino, no Reino de Deus, como crianças, como filhos amados do Pai eterno, criador dos Céus, da terra, e de tudo que neles há.

Sl 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.”

Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário